Jovem mindelense faz percurso académico extraordinário e leciona na Universidade Europeia

2876
Tributo ao mérito pelo percurso académico e profissional, no âmbito das comemorações do dia do Politécnico de Coimbra

Aricson César Jesus da Cruz é um “mussin” de São Vicente como tantos outros filhos desta ilha. Nasceu em 1985, na localidade de Fonte Francês, periferia da cidade. Fez os seus estudos na ilha e seguiu para Portugal para completar o seu percurso académico. Fez uma licenciatura, um mestrado e um doutorado, mas nunca perdeu a sua humildade e mostra-se disponível para assessoria e consultoria e, quiçá, desenvolvimentos de projectos na sua área com instituições públicas e privadas. Aricson é uma das boas referências da ilha de São Vicente que merece ser conhecido e admirado.

Aricson da Cruz assume-se como um amante de São Vicente e do bom humor mindelense, segundo o seu antigo colega de escola, Nelson Faria, que diz ser este jovem um exemplo de uma boa referência para a juventude cabo-verdiana. “É uma pessoa extraordinária que, apesar das habilitações, mantém a humildade e as características de um mindelenses, amante da sua ilha e com muita sede de aprender e melhorar sempre”, diz.

É licenciado em Administração e Finanças pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, tendo perseguido os seus estudos com um mestrado em Análise Financeira no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. É ainda doutor em Finanças no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

Neste momento, é docente na Universidade Europeia em Lisboa, onde leciona em inglês as disciplinas de “Financial Market” e “Financial Accouting 2” da Licenciatura em “Management”, “Financial Management” da licenciatura em “Marketing”, “Auditing” do Mestrado em “Management. E em português “Finanças Corporativas” e “Contabilidade e Relato Financeiro” do Mestrado em Gestão Estratégica e Empresarial.

Paralelamente, este jovem publica textos em revistas internacionais. Ainda, através de uma bolsa de investigação TICE-HEALTHY: Sistemas de Saúde e Qualidade de Vida, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, participou num projecto para o desenvolvimento de uma plataforma de produtos e serviços para os mercados de Saúde e Qualidade de Vida.

Do seu curriculum consta ainda a elaboração de guiões que serviram de base para entrevistas, com destaque para um questionário para avaliar a utilização e satisfação das plataformas de saúde (sapo saúde, portal do utente e portal da saúde). Assentam-se na recolha de informação sobre a avaliação que os utilizadores e potenciais utilizadores fazem dessas plataformas e analisa as suas intenções de utilização.

Mas todos este percurso foi reconhecido. Recebeu o prémio de melhor aluno do mestrado em Análise Financeira em 2010/11, atribuído pelo Instituto Politécnico de Coimbra e, recentemente, a 11 de Julho, foi alvo de um Tributo ao mérito pelo percurso académico e profissional, no âmbito das comemorações do do dia do Politécnico de Coimbra.

Constânça de Pina

Foto: Facebook do Politécnico de Coimbra

(Visited 5.620 times, 1 visits today)

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here