Kavala Fresk Feastival e Lamine Medina no World Food Championships nos EUA

693

O Kavala Fresk Feastival (KFF) participa com o chef Lamine Medina no próximo mês de Novembro no World Food Championships, uma competição internacional de culinária realizada em Orange Beach, Alabama, nos Estados Unidos. A ida a esta competição-montra da culinária mundial é um dos frutos dos projectos de internacionalização e da diplomacia gastronómica que foi o marco da 5ª edição do KFF, organizada no último mês de Julho, em São Vicente pela Mariventos.

O convite para participar nesse certame partiu da Embaixada dos Estados Unidos da América, que esteve presente na última edição do festival da cavala graças a diplomacia económica encetada pela Mariventos para internacionalizar o evento e projectar Cabo Verde e a ilha de S. Vicente como destino turístico gastronómico.

Para nós é muito importante porque a Embaixada dos Estados Unidos acreditou desde sempre, quando propusemos a parceria na área da diplomacia gastronómica. Já tínhamos feito isso também com o Brasil e Portugal. Nesta 5ª edição, para além de Portugal chamamos a China e os Estados Unidos e estamos aqui exactamente para fazer este anuncio. É uma honra e mais uma prova de que o KFF está a conseguir internacionalizar-se e, com isso, participar de uma forma activa na nossa economia e no nosso turismo”, informa Josina Freitas, membro da direcção da Mariventos.

Participar nesse campeonato mundial é o maior ganho para a Mariventos e para o Kavala Fresk, segundo Josina Freitas. Apesar disso, ela acredita que o chef Lamine Medina chegará na etapa final da competição, que termina a 14 de Novembro. Agora, o próximo desafio é multiplicar esse ganho através da comunicação social de forma a promover o Kavala Fresk e Cabo Verde, algo que, segundo Freitas, vai precisar do apoio de parceiros, principalmente do Governo.

“O nosso maior desafio é tentar levar a comunicação connosco, porque já fizemos muitas saídas que não tiveram a visibilidade que pretendíamos, no sentido de trazer mais pessoas porque não tivemos uma boa comunicação. Sei que muitas vezes os custos não nos deixam fazer certas coisas, mas acho que é extremamente importante nesse processo de internacionalização começarmos a pensar nos custos-benefícios. Penso que esta ida aos Estados Unidos. e sendo a Embaixada deles uma das parcerias, Cabo Verde deveria pensar nesta proposta de levar a comunicação social porque sempre que o KFF sai para fora tenta representar de melhor forma e projectar o nosso país”, advoga.

Na competição, Lamine Medina vai participar na categoria Sea food- Mariscos. O chefe sãovicentino promete levar a essência da cozinha cabo-verdiana no que se refere à preparação de mariscos, mas com um toque chique da “nouvelle cuisine” (nova cozinha) mundial.
É sempre um prazer representar Cabo Verde e levar a montra da nossa culinária lá fora e é também um prazer representar o Kavala Fresk seja onde for. Desde que recebi a notícia estou muito entusiasmado e a pensar no que irei apresentar no concurso. Mas é uma questão de me preparar bem, treinar com muita dedicação e levar a nossa essência que é a base do que é cozinhar o marisco. Para isso vou preparar-me com pessoas mais antigas, pesquisar as receitas e introduzir alguma técnica do que chamamos da ‘nouvelle cuisine'”, salienta o cozinheiro mindelense, que promete levar o básico, ou seja, a simples forma de tratar o marisco, e tentar chegar à final.

Para Lamine, levar Cabo Verde para o mundo através do paladar é de extrema importância e uma responsabilidade enorme. Mas é também com tranquilidade que encara este desafio de apresentar a culinária das ilhas que é jovem e tem muita influência europeia e africana. Conforme Lamine Medina, a nossa culinária pode ser usada como uma forma de divulgar Cabo Verde e a cavala é um dos produtos que pode ser aproveitado na promoção, tal como a Cachupa. É que, lembra este jovem, muitas vezes não temos noção do quanto somos conhecidos devido a nossa Cachupa.

Carina David

(Visited 768 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here