Ligoc apresenta site com manual do julgador: Monte Sossego abre o desfile e Cruzeiros fecha

566

A Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente fez ontem a abertura do Carnaval 2019 no Mindelo com o lançamento do website e o sorteio da ordem de desfile dos grupos. Monte Sossego será o primeiro a entrar na Rua de Lisboa às três da tarde, seguido do Flores do Mindelo, Estrela do Mar e, para fechar,  o Cruzeiros do Norte, com meia hora de intervalo entre eles. Os presidentes dos grupos aceitaram com naturalidade a posição que calhou cada um e prometeram uma forte competição.

Do lado de Monte Sossego, António Duarte disse que Montsu está acostumado a sair em primeiro lugar e com pontualidade. Aspecto fundamental para a pontuação, que promete cumprir para poder almejar a reconquista do título.

O grupo de Cruz declarou-se “contente pelo resultado e preparado para o carnaval”, na voz do presidente Jailson Juff. A mesma reacção teve a responsável de Flores do Mindelo. Mais ambicioso e sem papa na língua mostrou-se o grémio Estrela do Mar, que revelou o objetivo nesse seu regresso ao carnaval: “entrar para ganhar”.

Neste evento, em que estiveram presentes dirigentes de todos os grupos oficiais, o presidente da Ligoc deu a conhecer o website da Ligoc, plataforma onde a liga promete disponibilizar informações desta “grande” manifestação cultural da ilha do Monte Cara. “Disponibilizamos no site informações do carnaval de 2008 à presente data. Está lá todo o historial e a nossa missão, que é explorar este produto cultural que temos. A página apresenta ainda os grupos, os seus enredos, música entre outras mais valias”, afirma Marco Bento. O regulamento é outro dos itens constante nesse espaço virtual, bem como o manual dos jurados, com os requisitos a serem avaliados e o mapa do percurso. As grandes novidades no carnaval do Mindelo que a LIGOC-SV promete implementar no site a partir deste ano serão a revelação dos resultados, seguidos da justificativa dos jurados por cada atribuição feita.

O site estará disponível a partir de 1 de Fevereiro, porque, de acordo com os seus mentores, faltam outras informações.

A noite foi para conhecer os enredos dos grupos, excepto do Estrela do Mar que só irá revelar o seu no dia 2 do próximo mês.

Hoje os grupos darão início aos ensaios para o desfile do dia 5 de Março.

Sidneia Newton (Estagiária)

(Visited 812 times, 1 visits today)

3 COMENTÁRIOS

  1. PROPOSTA DE UM SONHO ANTIGO: Sempre sonhei o carnaval de S.Vicente (o desfile de competição da 3ª feira) com 6 grupos. Também sempre pensei que haveria de ter o equilíbrio entre os custos e a qualidade. Hoje já vejo uma luz no fundo do túnel por isso imagino o desfile de competição da 3ª feira com 1 – Cruzeiros do Norte; 2 – Estrelas-do-mar; 3 – Flores do Mindelo; 4 – Monte Sossego; 5 – Vindos do Oriente; 6 – Samba Tropical. Cinco eles já estão habituados à competição e todos já foram campeões do carnaval mindelense. Só o Samba é que nunca competiu mas, tal como os restantes, tem experiência, organização e pujança. Portanto, é só pensar nessa hiótese com ponderação, planear e um dia entrar para a competição da 3ª feira. O Mindel Fantasy podia passar da 6ª feira para a 2ª feira que era o seu dia original, ocupando o dia deixado vago pelo Samba Tropical. Pensem nisso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here