Literatura: Poetisa Glória Sofia selecionada para representar Cabo Verde em Montenegro

109

A escritora Glória Sofia foi selecionada pela editora Liric Graph para participar numa antologia com escritores mundiais e representar Cabo Verde, em Montenegro, no dia 14 de dezembro de 2019. Gloria, que defende que os escritores mais experientes devem abraçar os novos poetas cabo-verdianos, de modo a tornar a literatura nacional mais forte, garantiu ao Mindelinsite que recebeu com muita satisfação o convite.

O convite, afirma, surge num momento em que concluiu o livro infantil “Urso Haby”, ilustrado por Alberto Fortes e publicado pela editora United P. C. Nederland. A autora espera em breve socializar a data do lançamento. Mas a jovem escritora tem no seu currículo de autora, baseada mais na vertente da poesia, outras representações por onde carregou a bandeira da literatura cabo-verdiana.

Na semana passada esteve com duas escritoras conceituadas, a brasileira Viviane de São Paulo e a alemã Silkie Liria Blumbach. Estas partilharam “Viver em várias línguas” na livraria de Berlim, na Alemanha. Ainda este ano, esteve presente na VIII Conferência de Literatura em Língua Portuguesa de Boston, que decorreu no dia 26 de abril, na UMASS-Boston.

A conferência ​foi​ organizada pelo Instituto Camões e ​Glória foi convidada para representar Cabo Verde pela coordenadora cultural do Consulado Geral de Cabo Verde em Boston, Gunga Tolentino. Juntamente com as escritoras Angelica Freitas, que representou o Brasil, e a portuguesa Ana Luisa Amaral, estiveram em conversa com os alunos do departamento de português  na Universidade de Harvard sobre poesia e gênero. O encontro reuniu ainda outras duas universidades,  a de Tufts e a Boston University.

Sidneia Newton (Estagiária)

(Visited 422 times, 5 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here