Lulu Graça: “A nossa batucada precisa continuar o processo de inovação”

416

A batucada do Carnaval d’Mindelo sofreu uma rápida evolução nos últimos anos, mas, para Lulu Graça, está a chegar o momento de os maestros que precedem a Mick Lima começarem a inovar nos ritmos. Para este tocador de surdo, até que os novos “comandantes” das baterias têm estado a fazer esse esforço, mas, a seu ver, começa a acontecer uma certa estagnação nesse campo.

“O maestro Mick Lima fez um excelente trabalho e conseguiu incorporar vários ritmos musicais brasileiros e cabo-verdianos no nosso carnaval. Ele fez um trabalho tão amplo que fica difícil mudar muita coisa. Mesmo assim, a cada ano surge algo novo”, admite Lulu Graça, que começou a aprender a tocar com Mick Lima no Clube Náutico do Mindelo e tem-se mantido fiel à batucada mindelense nos últimos dezassete anos.

Lulu começou a tocar chocalho, mas um dia experimentou o surdo e foi paixão ao primeiro toque. Para ele, este instrumento é o que mais se destaca na batucada, juntamente com o repinique. “Para mim não há nada melhor em S. Vicente do que esta época do Carnaval. É um ambiente de vibração, que me deixa eufórico e ansioso”, confessa esse percussionista de Montsu, grupo que decidiu este ano colocar 150 tocadores no asfalto. Um desafio e tanto, mas que Lulu considera ao alcance do maestro Edir Brito e do seu staff de apoio, de que faz parte.

Aliás, este ano Lulu Graça vai deixar o surdo num canto para ajudar na organização da batucada de Monte Sossego. Para ele é um “sacrifício” pessoal em nome de um interesse maior. Como explica, o objectivo é incutir disciplina organizativa no seio da batucada. “Antes era uma bagunça, agora as coisas vão ser diferentes porque já é hora de sermos mais organizados”, comenta esse percussionista, que já passou pelos grupos Flores do Mindelo, Samba Tropical e Monte Sossego. Ciente da importância da bateria no Carnaval, Lulu Graça defende a atribuição de um prémio nessa categoria, como forma de reconhecimento e de incentivo aos tocadores.

Kim-Zé Brito

(Visited 440 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here