Mestre de Xadrez Sérgio Rocha acompanha competição entre crianças da aldeia SOS

122

O mestre Sérgio Rocha acompanha esta Quarta-feira uma competição de xadrez desenvolvida pelo Centro Social SOS de Mindelo com crianças que vivem na rua. A prova, que acontece em parceria com a federação cabo-verdiana da modalidade, arranca a partir das 16 horas na Praça Dom Luís.

O torneio será disputado entre crianças ligadas a instituições que trabalham com a problemática infantil e serve para divulgar o trabalho desenvolvido por Francisco Carapinha, enquanto Presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), com o Centro Social SOS. “Todos os sábados ministramos aulas a crianças deste centro, onde criei uma espécie de núcleo de xadrez. E esta actividade tem como propósito divulgar as acções que desenvolvemos com essas crianças em situação de risco”, afirma Carapinha.

Na mesma linha, a direcção das Aldeias Infantis SOS de São Vicente diz que, com a actividade desenvolvida na Praça Dom Luis, pretendem socializar a parceria existente com a FCX, promover e estimular a prática do xadrez pelas crianças em situação de risco, como uma ferramenta para a transmissão de valores e um meio de adquirir e desenvolver competências pessoais e cognitivas, nomeadamente a concentração, o planeamento, a organização, criatividade, imaginação e coragem.

Além das partidas de xadrez, haverá animação cultural com música, dança, declamação de poesia, exposição de fotos e divulgadas informações sobre as actividades realizadas pelo Centro Social e a Federação de Xadrez.

CD

(Visited 154 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here