Ministro da Economia prestigia Kavala Fresk Feastival

84

O Ministro da Economia, José Gonçalves, está a representar o Governo no Kavala Fresk Feastival, evento que acontece ao longo do dia de hoje em toda a marginal da cidade do Mindelo. O governante classificou esta iniciativa de excelente por projectar São Vicente e por colocar em evidência e a criatividade dos Mindelenses de se reinventarem.

“A organização está de parabéns. Estão aprimorando de ano para ano e, não é por acaso, a vinda destes chefes dos vários quadrantes. Também o Kavala Fresk Feastival tem estado a internacionalizar-se. Sabemos que estiveram em Portugal e vão também para a Itália. Significa mais projecção para Cabo Verde, que está a ganhar protagonismo em termos gastronómicos, de turismo e da cultura”, declarou o ministro.

Para José Gonçalves, este festival coloca em evidência a criatividade do povo de São Vicente. É que se antes a cavala era “comida de pobre”, hoje é uma espécie cada vez mais prestigiada. “Nenhum outro peixe tem este protagonismo. A cavala é rainha. É uma situação similar ao que aconteceu em tempos idos em Portugal, em que o bacalhau era comida de pobre. Isto mostra ainda mais a importância deste evento”, constata, destacando sobretudo a questão de sensibilização, a culinária ou então a gastronomia, a valorização dos recursos, no caso da pesca, e a preocupação ambiental.   

Por tudo isso, diz, o Governo apoia e vai continuar a apoiar este evento, com recursos provenientes do turismo, pelo menos até esta se tornar auto-sustentável. E, pela dinâmica que vem demonstrando, Gonçalves acredita que a sustentabilidade será para breve. Por outro lado, lembra que esta é uma iniciativa da sociedade civil e do sector privado, que precisa ser realçada. “Temos também de frisar que, de forma espontânea, este festival já é um produto turístico, junto com o Festival da Baía das Gatas e o Carnaval. E são todos iniciativas da sociedade civil, ainda que recebam subsídios ou recursos do Estado”, destaca.

Constânça de Pina

(Visited 114 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here