Ministro José Gonçalves em S. Vicente: Terminal de Cruzeiros com financiamento garantido

292

O ministro da Economia José Gonçalves garantiu esta semana em S. Vicente que a construção do Terminal de Cruzeiros já tem financiamento garantido e que as obras deverão arrancar em 2018. O projecto está orçado em 28 milhões de Euros, dos quais 55 por cento são provenientes do Fundo OPEP para o Desenvolvimento Internacional, 35 por cento financiado pelo Governo holandês a fundo perdido e 10 por cento assumido pelo Estado de Cabo Verde.

A perspectiva do Governo é que o Terminal de Cruzeiros venha a causar um impacto positivo na economia de Cabo Verde, particularmente no incremento dos negócios à volta desse sector nas ilhas de São Vicente e Santo Antão. Isto tendo em conta a contribuição que os navios tem dado à cidade do Mindelo, onde cada turista costuma gastar à volta de 40 euros durante a curta estadia.

O projecto contempla um salão de boas-vindas, um centro comercial, bares e restaurantes, hotel, áreas de congresso e residências, além do cais de atracação. Conforme o Estudo de Impacto Ambiental, o terminal será ligado à terra por uma ponte de 50 metros de comprimento e 30 de largura e irá contribuir para a eficácia do funcionamento da capacidade portuária modernizada. Esta capacidade é tida como uma pré-condição para o crescimento económico sustentável, com benefício para as classes pobres desempregadas. Entretanto, o mesmo estudo recomenda uma melhoria do tratamento do lixo no aterro municipal, para poder receber mais resíduos sólidos provenientes do Porto Grande.

(Visited 321 times, 1 visits today)

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here