Missão urológica-pediátrica no HBS: 30 crianças operadas

74

Terminou ontem mais uma missão cirúrgica, a terceira consecutiva, desta vez em urologia pediatria junto do Hospital Baptista de Sousa, promovida pela associação de amizade Itália-Cabo Verde. Foram operadas um total de 30 crianças afectadas com malformações graves, o que leva a presidente da Kriol Ità, Maria Silva, a considerar que esta missão foi um sucesso.

“Foi um sucesso. 30 crianças com graves malformações foram operadas e terão um futuro melhor, pois os seus problemas foram resolvidos. Vieram das ilhas da Boa Vista, São Vicente, Santo Antão, São Nicolau e Sal”, revela Maria, realçando que os especialistas que integraram a missão tiveram dias de intensas cirurgias, mas também de formação. Foram capacitados os cirurgiões locais para poderem realizar as cirurgias urológica e infantil.

Foi a 3ª missão cirúrgica da Kriol Ità, que promete regressar para continuar a realizar operações no género, fazendo do Hospital de São Vicente uma referência no país em matéria de cirurgias urológicas. Desta vez ocorreu de 20 a 25 de Maio e integrou dois especialistas de um dos maiores hospitais pediátricos da Europa, o Bambin Gèsu, gerido pelo Vaticano.

“Estas missões acontecem graças ao espírito de voluntariado dos médicos que nela participam, da colaboração de parceiros, tais como a organização internacional Operare Per, Caritas Italiana e Romana e da dinâmica dos seus sócios ordinários e honorários que se engajam pessoalmente na recolha dos recursos necessários”, acrescenta Maria Silva.

Mas a associação está aberta para continuar a cooperar com o HBS, em função das solicitações, no quadro do protocolo entre as duas instituições.

Constânça de Pina

(Visited 144 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here