Nacional de andebol feminino: Amarante discute título com ABC da Praia

242

O Amarante e o ABC da Praia discutem hoje à noite o título de Cabo Verde em andebol feminino, confirmando as expectativas depositadas nas equipas campeãs de S. Vicente e da região de Santiago Sul. Para chegarem à finalíssima, eliminaram de forma categórica as formações de Picos e Garridos de S. Domingos na semifinal, perante uma bancada repleta de adeptos da modalidade.

Na primeira partida, o ABC resolveu o confronto com S. Domingos no segundo período, após ir para o intervalo a perder por uma bola (17-16). Logo no reinicio da partida, a equipa encarnada entrou decidida a quebrar as esperanças das adversárias. Em apenas 3 minutos já estava adiantada no marcador. As campeãs de Cabo Verde em título chamara a si a iniciativa de jogo, atacaram pelo interior e as pontas e resolveram a contenda fechando o placar em 35-28.

O jogo, segundo Tony Teixeira, seguiu a tendência dos confrontos entre essas duas equipas da região de Santiago Sul, isto é, um S. Domingos mais forte que o ABC no arranque e um ABC mais dominador no tempo complementar. “Tal como S. Domingos, o ABC é uma equipa muito jovem, que se renovou com atletas da equipa sub-20. Mesmo assim atingimos os nossos primeiros objectivos neste campeonato e agora temos pela frente o jogo mais importante com o Amarante, que promete ser difícil”, comenta Teixeira, que pertende dar ao ABC o seu oitavo título nacional consecutivo.

No segundo encontro da noite, o Amarante entrou galvanizado frente à formação de Picos. Com uma defesa bem montada, as amarantinas não deram espaço de penetração às adversárias, que conseguiram marcar apenas quatro golos contra os 14 das campeãs de S. Vicente no primeiro tempo.

No segundo período, Picos tentou inverter a tendência do jogo e conseguiu reduzir a desvantagem para seis bolas. Mas o Amarante voltou a assumir o comando e terminou a partida com 23-13, dez golos que testemunham o desiquilíbrio entre as duas equipas. “Foi um jogo relactivamente fácil e atingimos outro objectivo, que era chegar à final. Tal como diz o nosso grito de guerra, vamos entrar com Força e Determinação no jogo com o ABC”, frisa a atleta Josina, para quem a formação da Capital está ao alcance do Amarante.

Para hoje estão calendarizadas três partidas a partir das dezasséis horas. Palmeira – Super Estrelas lutam pelo 5º e 6º lugares; S. Domingos e Picos procuram a conquista do 3º e 4º e finalmente o Amarante e ABC disputam o título máximo.

Kim-Zé Brito

(Visited 316 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here