“Nôs bilida d’odju” esgotado: Fotógrafo Zé Pereira prepara livro sobre a beleza das aves  

O próximo trabalho fotográfico de Zé Pereira irá retratar o mundo e a beleza particular das aves endémicas, migratórias e introduzidas nas ilhas de Cabo Verde. O lançamento da colectânea está apontado para 2019 e neste momento o fotógrafo procura assegurar patrocínio e enriquecer o trabalho com dados científicos sobre os hábitos desses animais escritos por especialistas.

“Se calhar a minha primeira paixão sejam as aves, por isso estou a trabalhar este projecto com muito carinho”, confessa Pereira, que apresenta nesse novo livro a mesma preocupação presente em “Cabo Verde, nha bilida d’odju”: o apelo à preservação do ambiente e das espécies através da beleza das imagens.

O livro, que ainda não tem título e nem data segura do lançamento, será preenchido com fotografias feitas em todas as ilhas e no Ilhéu Raso, onde o fotógrafo já esteve duas vezes. “Sempre que passo por uma ilha aproveito para captar imagens”, salienta Zé Pereira, realçando que há pássaros característicos das zonas do Barlavento e Sotavento, como são os casos da “calhandra do ilhéu raso” e “passarinha”, que habitam em cada uma dessas respectivas regiões.

Estas informações foram avançadas ao Mindelinsite após o lançamento do livro “Cabo Verde, nha bilida d’odju” no Centro Cultural do Mindelo. Nesse acto, o fotógrafo adiantou ao público presente que os 300 exemplares da primeira edição estavam praticamente esgotados. Os livros que restaram estavam já a caminho de S. Nicolau, ilha destaque da publicação e onde acontece a apresentação nos dias 22 e 23 de Novembro, em Monte Gordo e Museu da Pesca.

Segundo Pereira, desde que lançou essa publicação choveram pedidos de reserva dentro e fora do país. Mas, para aqueles que aguardam a possibilidade de adquirir um exemplar, informa que está prevista uma segunda tiragem a partir de 10 de Dezembro.

KzB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here