Novo presidente da África do Sul substitui ministro das Finanças

33

O novo Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, anunciou hoje alterações no Governo, que vão levar à substituição do ministro das Finanças e à nomeação de um ex-ministro, que ficará com a tutela das empresas públicas. Ramaphosa, que foi eleito este mês depois de Jacob Zuma ter renunciado ao cargo após várias suspeitas de corrupção, nomeou dois respeitados ex-ministros das Finanças. Um deles, Nhlanhla Nene, vai regressar ao cargo depois de substituído por Zuma no final de 2015. Já Pravin Gordhan, que foi despedido por Zuma no ano passado, regressa ao activo como ministro das empresas públicas.

Malusi Gigaba, o ministro das Finanças que agora é substituído por Gordhan, foi criticado por usar a sua proximidade com Zuma para ganhar contratos públicos. Ramaphosa transferiu Gigaba para os Negócios Estrangeiros. Ramaphosa disse ainda que David Mabuza será vice-presidente.
Na semana passada, Ramaphosa anunciou que o seu gabinete iria reduzir-se e que seu governo iria realizar “auditorias de estilo de vida” a funcionários do governo, começando pelo seu gabinete.

Fonte: Notíciasaominuto

(Visited 61 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here