OMCV celebra o Dia da Mulher com visita à única encarcerada da Cadeia de Ribeirinha

805

A delegação da OMCV em São Vicente incluiu na sua programação do mês da mulher uma visita à única encarcerada da Cadeia Central de Ribeirinha. Condenadas sobretudo por tráfico de drogas e homicídio, a redução do número de mulheres detidas neste estabelecimento prisional deve-se, essencialmente, a uma maior conscientização, de acordo com Vanda Gomes, director do estabelecimento.

Segundo a delegada da Organização das Mulheres de Cabo Verde no Mindelo essa acção é uma forma de demostrar a esta mulher que ela não foi esquecida, apesar da sua condição, provisória, de privação da liberdade. “Vamos levar uma palavra de conforto, para que ela lute enquanto cumpre a pena e não desista de ser uma pessoa melhor quando sair”, assegura Fátima Balbina. A reclusa já é conhecida da OMCV, que costuma enviar-lhe linhas de renda para que passe o tempo a praticar.

Além desta visita, a Organização das Mulheres em São Vicente tem agendado uma série de actividades alusivas ao mês da mulher. Hoje haverá a entrega de certificados aos formandos dos ateliês ministrados por esta instituição e uma exposição-venda de peças feitas pelos formandos.

“Haverá uma exposição dos nossos ateliês de corte e costura, bordado artístico e terapia ocupacional, de peças recicladas e customização. Por outro lado, vamos mostrar alguns objetos artesanais feitos pelos presos da cadeia da Ribeirinha, como forma de ajudá-los a conseguir um rendimento e assim poderem ajudar as suas famílias”, acrescenta.

Batas confecionadas pelos formandos serão doadas ao jardim infantil da OMCV na Bela Vista e a outras escolas do Ensino Obrigatório das comunidades nesta ilha. De acordo com a entrevistada, o produto das vendas das exposições será destinado aos formandos.

Na entrega de certificados estarão presentes a Delegada de São Vicente e a Presidente da OMCV. Haverá ainda um desfile de moda e degustação de pratos preparados pelos recém-formados. Serão certificados 80 formandos ao todo entre homens e mulheres, dos cursos de culinária, pastelaria e panificação, corte e costura, inglês turístico e manutenção e reparação de computadores. Para além destas acções, segundo Fátima Balbina, a OMCV preparou um programa que irá abranger o mês de Março.

Sidneia Newton (Estagiária)

(Visited 1.325 times, 1 visits today)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here