OMCV usa parcerias para ajudar mães a encontrar trabalho

122

A OMCV-Organização das Mulheres de Cabo Verde em São Vicente está a aproveitar das parceiras para criar condições para ajudar as mães que querem dar uma vida digna aos seus filhos, oferecendo-lhes vários tipos de formação.  Em paralelo, oferece vagas em jardins para estas mulheres deixarem os seus filhos enquanto trabalham.

Este é um projecto que permite que, enquanto as mães estão a receber formação para ingressar no mercado de trabalho, elas possam deixar os seus filhos em um jardim infantil próximo de casa para poderem ficar despreocupadas. Nos jardins, com quem a organização mantém parcerias, as crianças são cuidadas e recebem uma alimentação adequada. Com isso, a OMCV ajuda estas famílias a melhorar as suas condições de vida.

“Queremos ajudar as jovens-mães, estabelecendo parcerias com os jardins, que permitem que estas recebem os seus filhos durante as formações e quando entrarem no mercado de trabalho. Sabemos que muitas vezes o salário é baixo, pelo que também ajudamos estas mães a arcar com as despesas através de recursos angariados nas feiras”, informa Fátima Balbina, delegada da OMCV em São Vicente.

Apesar de todos estes benefícios, esta responsável admite que neste momento são poucas as famílias contempladas com este projecto. “Quem nos procura são sobretudo jovens e estas não mostram muito interesse em ir levar e buscar os filhos todos os dias ao jardim. Acham que é cansativo, pelo que preferem ficar em casa sem trabalhar, ainda que estejam conscientes de que os seus filhos vão ser bem cuidados”, lamenta.

Mas, a delegada da OMCV, Fátima Balbina, não desanima. Garante que este é um dos aspectos que terão de trabalhar com as jovens-mães para incentivá-las a deixar os filhos nos espaços de acolhimento e investir na sua formação ou carreira profissional, por forma a, no futuro, ofereçam uma vida mais digna às famílias.

Lidiane Sales (estagiária)

(Visited 151 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here