Parabéns Cantareira! E nós?

192

Por Nelson Faria

A final do campeonato nacional de sub-17 terminou com a vitória justa do campeão de São Vicente, o Cantareira de Monte Sossego. Certamente fruto de uma organização, trabalho e dedicação de uma equipa bem estruturada, do topo à base, orientada para o propósito formação e valorização de talentos do futebol. Bem-haja aos projectos e clubes de fralda com esta forma de actuar. Assim os resultados serão uma realidade. Seriam sempre campeões mesmo que o título não sorrisse à casa. Foram audazes, valentes e briosos! Obrigado!

Quanto a mim ficou demonstrado igualmente que São Vicente pode e deve organizar mais eventos desportivos nacionais pelas competências, mesmo que a nível de condições ainda tenhamos muito por corrigir particularmente ao nível dos recintos disponíveis. A realização de competições nacionais na ilha, além de potenciar as possibilidades de vitória das equipas caseiras, fomentam alguma dinâmica económica e desportiva que dá vida ao desporto e à juventude, mais que qualquer festival.

Fico com uma pontinha de inveja boa pelo Juventude de Bela Vista, inveja no sentido que existem bons exemplos no vizinho do lado e que também podemos almejar este patamar de organização. Aliás, o Juventude, apesar das adversidades e de ainda não estar organizado nesta linha, conta com o trabalho e dedicação ímpar do Djon, que tem conseguido formar, participar e representar condignamente Bela Vista. Prova disso foi mesmo o campeonato de Sub-17 em que perdeu apenas nas meias-finais, por margem mínima, com o agora Campeão Nacional da categoria, o Cantareira.

Felizmente, talentos não faltam na zona. Felizmente temos um campo de futebol relvado, embora neste momento em muito mau estado. Com o aproximar das eleições, esperamos que a relva seja substituída dado o perigo iminente que representa à boa condição física dos atletas e, claro, aguardamos a iluminação há muito comprometida. Felizmente temos clubes, pessoas aptas, disponíveis e dedicadas.

Infelizmente ainda não temos a organização necessária para fazer valer o potencial e a nossa vontade na projecção de outros objectivos que muito orgulhariam a zona da Bela Vista, falo concretamente em sermos também campeões nos escalões juvenis e termos um clube sénior nas competições regionais. Porque não temos sido capazes? Porque temos nos mantido no quase? Porque ficamos satisfeitos apenas com a colocação de jovens nos outros clubes e não damos oportunidade a tantos outros que não estão e tem potencial? Porque não nos organizamos melhor para estes fins? É tempo dos diferentes clubes e das várias personalidades do futebol da zona pensarem nisso, acho eu. Acho que poderíamos fazer muito mais e está no nosso alcance, particularmente no que diz respeito ao Juventude.

Os campeões fazem-se de interesse, trabalho, dedicação, organização e sacrifícios. Grande exemplo este do Cantareira. Mais uma vez, Parabéns!

(Visited 352 times, 1 visits today)

1 COMENTÁRIO

  1. obrigado,este titulo e fruto de uma aposta forte na nossa formação espero um dia principalmente o Djon consiga alcançar um titulo ele bem merece convenhamos sublinhar dizendo pelo que tem feito lutando por vezes sozinho com aquela equipa do Juventude da minha parte ele teve sempre o meu apoio mura ou algumas vezes compartilhando com ele alguns materiais que nos são oferecidos porque ele bem merece.Grande abraço Punes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here