Parabéns Cantareira! E nós?

157

Por Nelson Faria

A final do campeonato nacional de sub-17 terminou com a vitória justa do campeão de São Vicente, o Cantareira de Monte Sossego. Certamente fruto de uma organização, trabalho e dedicação de uma equipa bem estruturada, do topo à base, orientada para o propósito formação e valorização de talentos do futebol. Bem-haja aos projectos e clubes de fralda com esta forma de actuar. Assim os resultados serão uma realidade. Seriam sempre campeões mesmo que o título não sorrisse à casa. Foram audazes, valentes e briosos! Obrigado!

Quanto a mim ficou demonstrado igualmente que São Vicente pode e deve organizar mais eventos desportivos nacionais pelas competências, mesmo que a nível de condições ainda tenhamos muito por corrigir particularmente ao nível dos recintos disponíveis. A realização de competições nacionais na ilha, além de potenciar as possibilidades de vitória das equipas caseiras, fomentam alguma dinâmica económica e desportiva que dá vida ao desporto e à juventude, mais que qualquer festival.

Fico com uma pontinha de inveja boa pelo Juventude de Bela Vista, inveja no sentido que existem bons exemplos no vizinho do lado e que também podemos almejar este patamar de organização. Aliás, o Juventude, apesar das adversidades e de ainda não estar organizado nesta linha, conta com o trabalho e dedicação ímpar do Djon, que tem conseguido formar, participar e representar condignamente Bela Vista. Prova disso foi mesmo o campeonato de Sub-17 em que perdeu apenas nas meias-finais, por margem mínima, com o agora Campeão Nacional da categoria, o Cantareira.

Felizmente, talentos não faltam na zona. Felizmente temos um campo de futebol relvado, embora neste momento em muito mau estado. Com o aproximar das eleições, esperamos que a relva seja substituída dado o perigo iminente que representa à boa condição física dos atletas e, claro, aguardamos a iluminação há muito comprometida. Felizmente temos clubes, pessoas aptas, disponíveis e dedicadas.

Infelizmente ainda não temos a organização necessária para fazer valer o potencial e a nossa vontade na projecção de outros objectivos que muito orgulhariam a zona da Bela Vista, falo concretamente em sermos também campeões nos escalões juvenis e termos um clube sénior nas competições regionais. Porque não temos sido capazes? Porque temos nos mantido no quase? Porque ficamos satisfeitos apenas com a colocação de jovens nos outros clubes e não damos oportunidade a tantos outros que não estão e tem potencial? Porque não nos organizamos melhor para estes fins? É tempo dos diferentes clubes e das várias personalidades do futebol da zona pensarem nisso, acho eu. Acho que poderíamos fazer muito mais e está no nosso alcance, particularmente no que diz respeito ao Juventude.

Os campeões fazem-se de interesse, trabalho, dedicação, organização e sacrifícios. Grande exemplo este do Cantareira. Mais uma vez, Parabéns!

(Visited 274 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here