Páscoa no Paul: Desfile inédito de “Montsu” promete alegrar cidade das Pombas

350

A cidade das Pombas deverá receber uma movimentação recorde de pessoas por altura da festa da Páscoa, muito por conta do programa desportivo e cultural preparado pela Câmara Municipal de Paul e a empresa de organização de eventos Sei Entertainment. O próprio edil António Aleixo perspectiva uma presença extraordinária de visitantes dos recantos de Santo Antão e provenientes da vizinha ilha de S. Vicente, o que, nas suas palavras, terá impacto directo na economia local, por estes dias.

“Sempre tivemos uma procura interessante pela Páscoa, mas é verdade que este ano as perspectivas são melhores. A nossa cidade está de portas abertas e esperamos que haja civismo, respeito pelos costumes, a moral e a legalidade”, alerta o presidente da autarquia do Paul, relembrando que a Páscoa é uma festa com um aspecto religioso muito forte e que isso deve ser levado em consideração por aqueles que estarão presentes naquele que é um dos vales mais espectaculares de Cabo Verde.

Uma das principais atracções deste ano é o desfile do grupo carnavalesco de Monte Sossego, que irá invadir a cidade das Pombas com 300 foliões, na tarde do dia 31 de Março. À semelhança do sucedido no ano passado no Porto Novo, a ideia é dar um cheirinho do trabalho apresentado no concurso deste ano em S. Vicente e estimular o desenvolvimento da festa do Rei Momo nessa zona da ilha das montanhas. Segundo António “Patxa” Duarte, Montsu irá levar uma bateria composta por 25 ritmistas, algumas alas, a realeza, a rainha da bateria e o carro de som.

“Infelizmente não será possível levarmos um andor devido a distância e por razões de segurança”, salienta o presidente do Monte Sossego, que esteve presente no Paul no passado mês de Dezembro para ministrar um workshop sobre a organização de grupos carnavalescos e a busca de financiamento. “Na verdade, eu e o Director do Carnaval de Monte Sossego falamos basicamente da experiência do nosso grupo, que é vasta”, frisa Patxa, que espera uma presença massiva de curiosos na avenida principal da cidade das Pombas para ver o espectáculo.

O convite para o desfile de Montsu partiu da empresa Sei Entertainment e, segundo o gestor Fredy, a ideia é proporcionar algo diferente à população do vale do Paul. “Formalizamos este convite porque gostamos do Carnaval e há uma boa abertura por parte da direcção do grupo Monte Sossego a esse tipo de iniciativa. Acredito que muita gente vai adorar esse momento, apesar de não estarmos na época do Carnaval”, frisa Fredy, cuja empresa preparou um espectáculo para Sábado à noite no polivalente com a actuação dos artistas Constantino Cardoso, Batchart, Dj Vavá, Dj Félix e suporte de uma banda comandada pelo tecladista Kally Angle.

A anteceder estes momentos altos, acontece na Sexta-feira uma corrida de cavalos e uma feira de produtos agrícolas, seguidos de animação musical com artistas locais. Este, pode-se dizer, promete ser um fim-de-semana atípica pelos lados do Paul. As residenciais e espaços de acolhimento já estão com reservas lotadas faz algum tempo e só com muita sorte é possível conseguir bilhetes de passagem nas ligações marítimas entre Mindelo e Porto Novo.

(Visited 416 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here