Passageiro clandestino em voo Cuba-Miami encontrado no compartimento de malas

343
Foto: BonnieHenderson/Creative Commons

Funcionários do sector de bagagens do aeroporto internacional de Miami, nos Estados Unidos, encontraram ontem, sexta-feira, um homem misturado com as malas dos passageiros. O jovem cubano, de 26 anos, conforme noticia O Globo, estava escondido entre as bagagens de um voo fretado da companhia Swift Air, procedente de Havana, e que aterrou pouco depois da meia-noite do horário local.

Não ficou claro se o jovem trabalhava no aeroporto internacional José Martí de Havana, algo que poderia se supor pela roupa que ele vestia – um uniforme da Empresa Cubana de Aeroportos e Serviços Aeronáuticos. Ele também trazia um crachá com sua identificação.

Alguns passageiros do voo gravaram vídeos enquanto o jovem era detido ainda na pista por agentes do serviço de Aduanas e Proteção Froteiriça dos Estados Unidos (Customs and Border Protection, o CBP). As imagens, assegura esse jornal electrónico, foram então reproduzidas nas redes sociais e em veículos de imprensa locais. Keith Smith, porta-voz do CBP, enviou um comunicado à BBC News Mundo que confirma que agentes do aeroporto de Miami apreenderam “um homem cubano de 26 anos que tentou evitar ser detectado num avião que chegava de Havana na madrugada de sexta-feira.

“A entrada no país foi negada e agentes do CBP o processaram como imigrante clandestino de acordo com a lei de Imigração e Nacionalidade. Os agentes do CBP permanecem vigilantes para deter pessoas que tentarem entrar sem ser detectados, burlando a lei federal.”

As autoridades não especificaram como o jovem conseguiu se esconder no porão do avião em Havana e como ele pôde resistir às condições da viagem. “Abrimos a porta da bagagem e, quando entramos, ouvimos um barulho. Uma voz gritou: ‘Não é um cachorro, sou eu, sou eu!’. Ele apenas nos pediu para lhe dar água, disse que estava com medo e perguntou se poderíamos ligar para sua família “, disse um funcionário do aeroporto ao canal Telemundo 51.

C/Globo.com


(Visited 682 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here