PJ apreende mais de duas toneladas de cocaína e detém cinco pescadores brasileiros

1936

A Polícia Judiciaria apreendeu ontem, sábado, 2.256,27 quilos de cocaína e deteve cinco pescadores brasileiros, numa embarcação denominada Perputuo Socorro de Abaete II, no âmbito do combate ao tráfico transnacional de estupefacientes por via marítima. Tratou-se de uma operação conjunta com a Guarda Costeira e aconteceu no alto mar, mas a pesagem da droga aconteceu durante a madrugada no Porto da Praia.  

Em comunicado, a PJ informa que esta operação foi desenvolvida na sequencia de troca de informações operacional com a MAOV – N (Matitime Analysis and Operations Center – Narcotics, com sede em Lisboa. Contou ainda com a cooperação da Polícia Federal do Brasil e, na operação de busca, descarga, transporte e guarda do produto da Polícia Nacional.

Segundo o online Santiago Magazine, a embarcação, que vinha da América do Sul, foi apreendida por volta das 16h30 em alto mar. Mas, durante a viagem, esteve sempre a ser monitorizada pela Interpol. A droga, prossegue, estava colocada a descoberto no porão, o que facilitou o trabalho da PJ. Ainda assim, depois de aprendida, a embarcação foi levada para o Porto da Praia e submedida a novas buscas que duraram toda a madrugada.

Ao todo, foram encontradas mais duas toneladas de cocaína e detido os cinco tripulantes a bordo, todos de nacionalidade brasileira. Estes têm entre 20 a 40 anos e são pescadores. Trata-se da segunda maior operação realizada este ano em Cabo Verde. A primeira aconteceu em Janeiro e foi apreendida 10 toneladas de droga num barco russo.

Foram detidos onze tripulantes de um total de 12 que estavam no navio. Um destes faleceu a bordo, o que obrigou esta embarcação, que tinha como destino o Marrocos, a desviar para Cabo Verde.

Constânça de Pina

(Visited 3.530 times, 1 visits today)

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here