Recuo da Delegacia de Saúde: Serviço de Estomatologia vai continuar

170

A Delegacia de Saúde de São Vicente recuou na sua decisão de suspender o Serviço de Estomatologia e dispensa da médica dentista contratada, confirmou o Mindelinsite esta manhã naquele serviço e junto da delegada substituta, Jaqueline Cid. A decisão de manter este serviço ocorre pela segunda vez consecutiva, nas duas vezes dias depois de este site ter denunciado esta medida e o seu impacto, sobretudo nas camadas de baixa renda.

O Serviço de Estomatologia está a funcionar normalmente. Sobre a alegada dispensa da dentista que presta serviço na Delegacia de Saúde, não posso dizer nada em concreto porque, como sabe, sou apenas substituta do delegado”, informa Jaqueline CID, que aproveita para informa que, pelas informações recebidas do Ministério da Saúde, foi realizado um concurso para a contratação de um Estomatologista para São Vicente.

Jaqueline CID não soube no entanto explicar a natureza do contrato entre o ministério da Saúde e a médica dentária que faz atendimentos no Serviço de Estomatologia. Quanto aos equipamentos que foram considerados obsoletos por fontes do Mindelinsite, esta preferiu argumentar com as fracas condições económicas do país. “Cabo Verde é um país de fracos recursos, mas temos vindo a investir em alguns equipamentos, em função das nossas possibilidades. No futuro, quem sabe teremos melhores condições”, pontua.

Refira-se que esta é a segunda vez que a Delegacia de Saúde de S. Vicente recua na sua decisão de suspender este serviço, após a publicação desta notícia sempre com reacções negativas de utentes. A primeira vez foi em Dezembro de 2017. Na ocasião, o delegado de Saúde, Elísio Silva, explicou que a suspensão era temporária e visava apenas fazer “alguns ajustes em termos de equipamentos e melhoria da qualidade do serviço prestado”.

Desta vez não houve qualquer justificação para o encerramento deste serviço, que é muito solicitado, tendo em conta que o Delegado de Saúde encontra-se ausente e a substituta não atendeu as nossas chamadas. Entretanto hoje, em conversa com Mindelinsite, Jaqueline CID limitou-se a informar que o serviço “está a funcionar normalmente”. Avançou, no entanto, que está-se a aguardar a contratação de um Estomatologista, recrutado por concurso, para substituir a dentista que faz atendimento no Serviço.

Constânça de Pina

 

(Visited 316 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here