Resultados das presidenciais na Guiné-Bissau conhecidos hoje

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau anuncia esta quarta-feira, 28, os resultados das eleições presidenciais de domingo passado, em que foram chamados a votar mais de 760 mil guineenses. A previsão é de que os resultados sejam anunciados às 10h30, numa unidade hoteleira de Bissau.

Mais de 760.000 eleitores foram chamados às urnas no domingo para eleger o próximo Presidente da Guiné-Bissau entre 12 candidatos.

A campanha foi marcada pela nomeação, por parte do Presidente cessante e recandidato ao cargo, José Mário Vaz, de um novo Governo, que foi recusado pela comunidade internacional.

Por outro lado, já na reta final da campanha, foi anunciado um acordo entre vários candidatos contra Domingos Simões Pereira, apoiado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), no poder.

O acordo, diz a imprensa, prevê o apoio ao candidato que passar a uma eventual segunda volta, prevista para 29 de dezembro, contra Simões Pereira.

As eleições na Guiné Bissau foram acompanhadas por 23 observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), 54 da União Africana, 60 da CEDEAO e 47 dos Estados Unidos da América, que consideraram que a votação decorreu com normalidade e de forma transparente.

C/Agências Internacionais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here