“Romeu ma Julieta. Uma Tragédia Crioula” exibida no Auditório da AN

95

A peça “Romeu ma Julieta. Uma Tragédia Crioula “ vai ser apresentada 14 de Abril, no Auditório da Assembleia Nacional, cidade da Praia. O espectáculo inspirado na obra de William Shakespeare, resulta de uma co-produção entre o Festival Mindelact 2017 e o Grupo Caixa Preta, com direcção de Fabiano Muniz.

O espectáculo propõe apresentar a mais emblemática história de amor de todos os tempos na língua crioula, numa versão cénica de Emanuel Ribeiro. Nesta peça a história trágica de William Shakespeare, sai da cidade de Verona, na Itália nos anos de 1500, e aterra na Vila Leopoldina, (actual cidade do Mindelo) para recontar o amor de Romeu e Julieta, um jovem casal tipicamente sãovicentino.

Tal como a obra original o enredo gira à volta das duas poderosas famílias – os Monteiro e os Copulet – inimigas há muitos anos. O velho Capulet, pai de Julieta, dá uma grande festa para a qual convida todos os amigos da família. Qual mussim de Soncente, Romeu que está interessado numa jovem arranja um plano para “rusgar” a festa para se encontrar com a jovem, mas lá dentro acaba por se render à beleza de Julieta, filha do maior inimigo da sua família.

E assim nasce a história entre Romeu e Julieta, um amor que se desencadeia num ambiente genuinamente sãovicentino, entre lutas, disfarces, desacertos e muito humor carregada de gírias e expressões presentes no nosso dia-a-dia. Após alguns encontros amorosos, Romeu e Julieta decidem casar às escondidas, com a ajuda de um frei. Uma história romântica que se transforma numa tragédia mas que marca uma viragem na vida das duas famílias, os Monteiro e os Copulet, que acabam por selar a paz. A apresentação desta peça na cidade da Praia tem o alto patrocínio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

CD

(Visited 150 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here