Iniciativa de Cau Ribeiro: S. Nicolau será invadida por caravana de 300 pessoas provenientes de S. Vicente

3436

A ilha de S. Nicolau será “invadida” de 4 a 7 de Julho por uma caravana composta por 300 pessoas provenientes de S. Vicente, ligadas a grupos desportivos, recreativos, culturais e da área da saúde. A digressão, denominada Região Tour, irá movimentar a terra de Chiquinho durante esses dias com torneios de futebol de veteranos, futebolim e andebol, feiras de saúde, palestras sobre violência baseada no género e combate ao alcoolismo, excursões turísticas, aulas de Mazurka e Contradança e ainda desfiles e workshops de Carnaval com figuras de destaque do Cruzeiros do Norte.

Este projecto, segundo o mentor Carlos “Cau” Ribeiro, surge com o intuito de dinamizar S. Nicolau e ao mesmo tempo reforçar os laços que unem essa ilha e a de S. Vicente, onde reside um número expressivo de pessoas originárias da terra do poeta Baltasar Lopes. A iniciativa, assegura Cau d’Telecom, acabou por encontrar eco junto da Delegacia de Saúde de S. Vicente, das Câmaras Municipais de S. Vicente, Ribeira Brava e do Tarrafal, empresas comerciais, as associações de Andebol e de Futebol das duas ilhas, o grupo carnavalesco Cruzeiros do Norte, motoqueiros etc., que estão a dar corpo a essa ideia de intercâmbio.

“Estamos satisfeitos com o envolvimento e o interesse manifestado até o momento pelas pessoas e instituições. A viagem será feita de barco, com partida às sete horas da noite do dia 4 e chegada ao Tarrafal quatro horas depois. O custo individual é de sete contos, que inclui a passagem, o transporte terrestre e a alimentação”, informa o organizador, que tem um orçamento de quase dois mil contos para esse evento.

As actividades irão envolver os dois municípios da mesma forma. Assim, as duas cidades serão palcos de feiras de saúde, torneios desportivos, passeata de motoqueiros, desfiles carnavalescos e excursões turísticas. No entanto, o programa cultural promete chamar uma atenção especial. É que estão agendados desfiles conjuntos do Cruzeiros do Norte e suas congéneres da ilha de S. Nicolau. Além disso está programado um workshop sobre rainha de bateria, porta-bandeira, mestre sala, batucada e musas com integrantes do Cruzeiros do Norte, o passista João Carlos Silva e maestros do Mindel Samba. Ainda no domínio cultural, o programa inclui espectáculos com Samba Groove, grupo de rabecada de S. Nicolau e aulas de Mazurka e Contradança.

No campo desportivo, esse momento de convívio inclui torneio de futebol de veteranos de Santo Antão, S. Vicente e S. Nicolau. Da parte de S. Vicente, já estão garantidas as participações do Cantareira, Castilhano, Ponta d’Pom e Frescomar; a ilha de Santo Antão será representada pelos atletas de Bord d’Ferr e de Manel Djey. O programa ainda inclui jogos de andebol nos dois concelhos com a participação do clube Batuque nos escalões masculino e feminino.

Para poder garantir o financiamento do projecto, Cau Ribeiro tem agendado para 15 de Junho um arraial de San Jôn no grémio Castilho, com jogos tradicionais, rifas, actuação de tamboreiros e espectáculo com o cantor Anísio Rodrigues. Entretanto, desloca-se hoje à noite para S. Nicolau para ultimar os preparativos com representantes das duas municipalidades da ilha. Segundo Cau, caso tudo corra bem, a Região Tour será transformada numa associação vocacionada para organizar excursões entre as ilhas de S. Vicente, Santo Antão e S. Nicolau.

(Visited 5.779 times, 33 visits today)

17 COMENTÁRIOS

  1. Genial… excelente ideia… como sempre proponho, as ilhas de SN, SV e SA… formam um conjunto de ilhas com um produto turístico diversificado e complementar… apoio 100%! Que outras iniciativas deste género surgem👏👏👏

  2. PENSEI QUE FOSSE UMA INICIATIVA PARA CRIAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO SUSTENTÁVEL???? MAS POR TRISTEZA MINHA É SÓ MAIS UMA SESSÃO DE “passá sab e tchau”. ESTE GOVERNO QUE PROMETEU 45 MIL POSTOS DE TRABALHO SÓ CONSEGUIU ARRANJAR UMAS CENTENAS DE FORMAÇÃO E ESTÁGIOS PROFISSIONAIS QUE VISAM LUDIBRIAR AS ESTATÍSTICAS, PAGANDO SUBSÍDIOS EM VEZ DE SALÁRIOS AOS “afortunados” ESTAGIÁRIOS. E O POVO SÓ QUER SE DIVERTIR???? , MINHA GENTE ESSE PAÍS ESTA AFUNDANDO, ORGANIZEMOS AS PESSOAS PARA SAIRMOS AS RUAS E PEDIR AUTONOMIA, POIS A NOSSA DESGRAÇA TEM SIDO ANTES DE MAIS TER GOVERNOS CENTRALIZADORES/CASTRADORES. VIDA NÃO PODE SER SÓ FESTAS, É PRECISO, ANTES TRABALHAR.

  3. INICIATIVA DESSE GÉNERO É SEMPRE BEM-VINDO; TODAVIA, NEM UMA PALAVRA SOBRE O ASPECTO SEGURANÇA. DEVEMOS LEMBRAR, INFELIZMENTE, QUE SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS MAL- INTENCIONADAS, QUE APROVEITAM DESSAS OCASIÕES. ADEMAIS, A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS E MEIOS DE LOCOMOÇÃO SERÁ FORA DO COMUM, O QUE “OBRIGA” QUE HAJA REFORÇO DA PRESENÇA POLICIAL; DE ONDE ELA VIRÁ?!…

  4. Se a participação for aberta a quem desejar, espero um dia poder tomar parte nesse intercâmbio maravilhoso.
    Hoje são 300 de Santo Antão e S.Vicente a invadirem S.Nicolau.
    Depois serão 300 de Santo Antão e S.Nicolau a invadirem S.Vicente.
    Depois serão 300 de S.Nicolau e S.Vicente a invadirem Santo Antão.
    E depois serão 400, 500, 600, e assim por diante.
    MARAVILHOSO DEMAIS. PARECE UM SONHO REAL.

  5. Estas 3 lhas SN SV Sá tem produtos turísticos muito próprios mas complementares permitindo fazer um circuito turístico muito enriquecido na sua divetsidade

  6. Eu, o que estou a gostar mais é do incremento da amizade e do convivio entre estas tres ilhas maravilhosas. Que seja sempre assim e em crescendo.
    Aos mau agoirentos, figa canhota bordolega espanha.

  7. Alo Joao Pedro Monteiro!
    Nunca ouviste falar em turismo interno?
    Pois é! É assim que se comeca.
    Ou querias que comecassemos logo como se fossemos a America, Alemanha, Franca, China, etc? Isto é, com toda a seguranca montada, com todo o saneamento instalado, com todas as trilhas perfeitas… Falando assim, ate parece que nao és um nortenho. Neste caso, pra quê fingir??
    Nunca te apercebeste que aqui no Norte, é o povo quem sempre teve e tem as iniciativas de forma expontanea, e nao o governo ou as camaras municipais?
    Isso é cultura sabias??
    Nao sei porquê mas tenho a sensacao de que nao sabias.

  8. Parabens Cau Ribeiro.
    Iniciativas como esta, para alem de serem boas, servem de exemplo, principalmente para aqueles que nunca fazem nada mas que estao sempre prontos para criticar ou a encontrar algum mal naquilo que os outros fazem.
    Espero que seja para continuar pois, haveras de encontrar cada dia mais apoio.

  9. Holalaaa!!! 300 pessoas pa Sao Nicolau e problema grande. Sao Vicente a Sao Nicolau ida e volta de Barco e 6,000 escudos pa cada pessoa num total de 1,800 contos. Comida, alojamento e transporte e um batefunda…nem cavala ka tem maiz na Sao Nicolau. Lembram na nha tempo de militar. Tava gosta de faze parte de kel 300 pessoa. E LA K NOS E BOM. Saude e forca gente.

  10. Uma boa iniciativa, mas porque não mobilizar recursos e criar uma associação de ajuda entre essas ilhas no que diz respeito as milhares de familias em situação de extrema pobreza???

  11. Olá Luz. Acho que todos hão-de concordar contigo mas….
    Tem de ser uma coisa de cada vez. Tudo o que se tenta fazer duma só vez e às pressas, acaba por dar sempre pelo torto.
    Desfrutê-mo-nos da ideia, da iniciativa, do convívio, das nossas ilhas, do nosso Norte e depois, veremos ao que isso nos há-de levar.
    Deixemos o caminho em aberto, pode ser?

  12. Será um momento de confraternização que apoio, do coração e espero que seja um sucesso. Sejamos positivos e, independentemente de tudo o que não nos agrada, como cidadãos, façamos a nossa parte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here