São Vicente ganha Clínica Experimental de Ortóptica a partir de quarta-feira

518

A ilha de São Vicente vai ganhar, a partir da próxima quarta-feira, 12, um Centro Clínico Experimental de Ortóptica moderna e bem equipada, com foco na formação mas também na investigação. A iniciativa é da Universidade do Mindelo, que vê neste investimento uma forma dos estudantes do seu curso de ortóptica aprimorarem os seus conhecimentos.

Este é um dos pontos altos das Jornadas de Ortóptica e Ciências de Visão que acontece de 12 a 15 nesta instituição. “O Centro Clínico Experimental é um espaço moderno, bem equipado e de alta qualidade que permite um diagnóstico precoce de vários problemas de visão. Também temos condições para apoiar o tratamento e a reabilitação no que toca a saúde da visão. É ainda uma mais valia na formação dos novos ortopedistas e vai contribuir para melhorar a qualidade técnica dos nossos ortopedistas”, informa a directora da Escola Superior de Saúde da Uni-Mindelo, Suelly Reis.

Esta responsável, que é também mestre em enfermagem, acredita que o centro é passo largo para a investigação nesta área, justificando aliás o termo experimental em ortóptica e ciências de visão. Neste sentido, diz, terá uma forte ligação à comunidade através da prestação de cuidados de diagnóstico, tratamento e reabilitação. “Já fizemos atendimento no passado, mas a demanda foi tanta que tivemos de suspender porque temos de dar atenção às questões académicos. Mas pensamos retomar em breve, tendo como publico-alvo sobretudo pessoas de baixa renda”, pontua Suelly Reis.

O curso de Ortóptica da Universidade do Mindelo, refira-se, arrancou no ano lectivo 2013. Volvidos seis anos, orgulha-se de ter colocado no mercado 14 formados, sendo que todos estão empregados, e em breve deverá lançar uma nova fornada de 23 licenciados em ortopedia. São profissionais que trabalham em estreita colaboração com os oftalmologistas numa lógica de complementaridade. Neste sentido, a expectativa é de que venham ajudar a reduzir a lista de espera para consultas de oftalmologia.

O Centro Clínico Experimental de Ortóptica fica no bloco B da Universidade do Mindelo e será inaugurado pelo ministro de Saúde, Arlindo do Rosário.

Constânça de Pina

(Visited 700 times, 1 visits today)

1 COMENTÁRIO

  1. Se estão capacitados para diagnosticar , portanto responsáveis da parte técnica da consulta o INPS tem que aceitar-lhos ,assim o especialista em oftalmologia – como acontece no mundo- fica dedicado a clinica e cirugica .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here