“Sol num pedra d’cavala”

484

Marco Cruz trouxe para a 6ª edição do Kavala Feast, que aconteceu este sábado, o “Sun Stone Kavala (Sol num pedra de cavala)”, como uma inovação na confecção da cavala. A experiência, que esteve exposta no terraço da Réplica da Torre de Belém, consiste em aproveitar a energia solar e a pedra para preparar uma cavala.

O criador deste projecto quis se desafiar e, por isso, pensou numa forma sustentável de preparar o peixe ao sol, sem os recursos tradicionais. Decidiu aproveitar a pedra nacional e perceber até que ponto poderia extrair o calor do basalto exposto ao sol para assar uma cavala. “A pedra é um elemento que capta a energia solar. Aquece até aos 70 graus. Coloca-se a cavala e tapa-se com outra pedra até assar”, explica Marco Cruz.

A pedra, segundo o inventor deste projecto, deve ficar exposta ao sol até às duas horas de tarde. Depois coloca-se o peixe para assar. E quem provou a cavala pronta garante ter ficado satisfeito. “As pessoas dizem-me que o peixe fica melhor porque a preparação na pedra ajuda a preservar o sabor genuíno deste peixe”, assegura Cruz.

Algumas semanas antes do festival iniciou os testes com a cavala. Mas, pelo menos até agora, não ariscou fazer experimento em outras espécies de peixes. Confiante, Marco Cruz garante que a ideia pode ser implementada em algumas outras ocasiões. “Enquanto as pessoas estão à beira de uma praia, ou para surfistas que queiram deixar algo a ser preparado, enquanto surfam, num terraço, ou num piquenique, podem aproveitar esta ideia sustentável para o ambiente e para o bolso”, desafia.

A verdade é que começa a pensar em outros pratos que podem ser cozinhados, usando a mesma técnica. Para testar esta sua ideia, Cruz contou com parceria da empresa CV Stone que trabalhou a pedra, do Atelier Pika Pedra que fez os acabamentos e da Pro Sol, empresa onde trabalha.

sun kavala

Oli grande Novidade na Kavala fresk Feastival 2018: SUN STONE KAVALA!!!!Nao deixe de visitar o LAB (Réplica Torre de Belém) e experimentar a cavala assada na pedra (13:00 – 19:00)! Veja o video..FICHA TÉCNICA:Título: Kavala Fresk Feastival 2018 – Sun Stone KavalaRealização / Edição: Edson Silva DImagens: Edson Silva D / Kiso OliveiraImagens Drone: Valdir Brito – https://www.facebook.com/valdirvisionGrafismo: Bro – http://www.brocinema.com/Jingle "Oli Kavala Fresk": Hernani Almeida -https://www.facebook.com/profile.php?…® + © Mariventos Lda 2018Local de Produção: Cidade do Mindelo – São Vicente – Cabo VerdeAgradecimentos:Sina Construções,

Publicado por Kavala Fresk Feastival em Sexta-feira, 13 de Julho de 2018

Sidneia Newton (Estagiária)

(Visited 880 times, 1 visits today)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here