St. Patrick’s Day celebrado no Mindelo: Música irlandesa ao vivo com Jasper Bereen e banda cabo-verdiana

226

De hoje a Domingo, o centro da cidade do Mindelo vai vestir-se de verde, cantar e dançar músicas típicas da Irlanda para celebrar o St. Patrick’s day, um festival bastante popular em vários países, em particular nos de expressão inglesa e cujo ponto alto é no dia 17 de Março. Para o efeito, o Bar Simpático, propriedade do empresário irlandês Tom Sheehy, decidiu criar um programa cultural e gastronómico para oferecer aos clientes e ao mesmo tempo divulgar essa tradição na ilha de S. Vicente.

“O dia de São Patrício tornou-se uma das maiores celebrações em todo o mundo. Muitos monumentos famosos ficam iluminados de verde durante este dia, entre eles, o Cristo Redentor, no Brasil, a Torre Eifel de Paris, Cataratas do Niagara, o Empire State Building de Nova York, o Coliseu de Roma, a London Eye e Sidney, na Austrália, etc.”, explica Sheehy, que quer incluir a cidade do Mindelo nessa rede mundial e criar nos cabo-verdianos o hábito de festejar esse evento, que é uma espécie de carnaval nalgumas paragens.

O prato forte será um espectáculo musical com o artista irlandês Jasper Bereen, que será acompanhado este Sábado e Domingo por músicos cabo-verdianos. Estes vão actuar a partir da varanda do bar Simpático, na rua Cristiano de Sena Barcelos. “Desta forma não teremos a necessidade de fechar a rua. As pessoas podem continuar a circular e ouvir essa música ambiente”, explica o empresário. Segundo Sheehy, o cantor Jasper Bereen deve chegar hoje a S. Vicente para ensinar as músicas tradicionais irlandesas aos músicos cabo-verdianos que o irão acompanhar.  

Esta é a sexta edição do St. Patrick’s day organizado pelo referido estabelecimento. No ano passado, informa Tom Sheehy, o evento mereceu a transmissão em directo do canal televisivo holandês RTE, que alcançou cerca de um milhão de telespectadores. Além de música ao vivo, serão servidos aperitivos, pratos e bebidas verdes típicos da Irlanda.

St. Patrick

Quem é St. Patrick

O Dia de São Patrício, conforme texto de Wikipedia, também conhecido por St. Patrick’s Day, é comemorado anualmente em 17 de Março. A data é uma homenagem ao padroeiro da Irlanda: São Patrício. Muito além do que uma celebração religiosa, pois lembra a chegada do cristianismo ao país dos irlandeses, também ovaciona a cultura e as tradições típicas desse povo.

O Dia é popular em países que tiveram colonização inglesa ou irlandesa, sendo bastante celebrado nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, por exemplo. No Brasil, o Dia de São Patrício também é comemorado em algumas comunidades irlandesas, mas não com a mesma notoriedade que nos países ingleses. Actualmente, envolve desfiles e festas nas ruas, como se fosse um grande carnaval para os irlandeses. Os tradicionais irish pubs (bares irlandeses) ficam lotados com pessoas fantasiadas ou usando a cor verde, bebendo muita cerveja e se divertindo.

São Patrício nasceu na Grã-Bretanha e teria sido levado para a Irlanda com 16 anos de idade, como escravo. Patrício era pagão e começou a se converter ao cristianismo durante o período em que esteve preso.Após seis anos, Patrício conseguiu escapar e regressar para a Grã-Bretanha. No entanto, passado alguns anos, já consagrado como bispo, voltou à Irlanda na tentativa de converter os pagãos irlandeses.

São Patrício ficou conhecido por utilizar o trevo como um símbolo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Trevo: inicialmente foi utilizado por São Patrício como uma simbologia da Santíssima Trindade, sendo depois associado ao nacionalismo do povo irlandês. Era uma folha considerada sagrada pelos antigos celtas.

Cor verde: está diretamente relacionada com o uso do trevo como símbolo da Irlanda.

Cruz celta: criação de São Patrício, que para converter celtas irlandeses em cristãos, uniu a tradicional cruz solar (símbolo importante para o povo Celta) com a cruz cristã.

Leprechaun ou duende: criatura semelhante a um pequeno homem, que pertence à cultura céltica e que se tornou símbolo da Irlanda e suas tradições.

Kim-Zé Brito

Fonte: Wikipedia

(Visited 368 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here