Sub-18 feminino de basquetebol representa S. Vicente em torneio quadrangular no Sal

65

A selecção feminina de basquetebol sub-18 de São Vicente vai marcar presença num torneio quadrangular da modalidade da bola ao cesto, que vai acontecer na ilha do Sal, de 23 a 25 de Março próximo. Para além das anfitriãs da ilha do aeroporto e das “Mnininhas do Mindelo”, vão disputar esta prova os combinados da região desportiva de Santiago Sul e da Boa Vista.

Miguel “Guelas” Fortes, da Associação de Basquetebol de São Vicente, explica que o convite para participar neste torneio quadrangular partiu da sua congénere da ilha do Sal. “Vamos levar para a ilha do Sal um total de 12 atletas, nesta que será a primeira prova desta época desportiva, antes do arranque do campeonato regional de Basquetebol. Este torneio vai servir de preparação para estas jogadoras”, explica este nosso entrevistado num exclusivo ao Mindelinsite.

Relativamente à prestação da selecção feminina de basquetebol sub-18, Guelas explica que esperam fazer uma boa prova. Mas antes vão ter de convencer as escolas a dispensar as atletas, isso porque a maioria dos jogadores são estudantes. “Temos atletas de todas as escolas da ilha, mas também trabalhamos jogadoras que já não são estudantes”, diz este dirigente desportivo.

Mas a presença de estudantes nas diversas equipas e na própria selecção de basquetebol não é casual. É resultado de um trabalho iniciado há cerca de três anos pelo seleccionador nacional, então atleta Rodrigo Mascarenhas, nas escolas secundárias de São Vicente. “Ele fez um trabalho importante e têm facilitado e muito o surgimento de mais atletas, sobretudo numa altura em que estamos a apostar no reforço da prática do basquetebol na ilha de São Vicente”, conclui.

Constânça de Pina

(Visited 67 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here