Surto de Varicela atinge crianças em São Vicente

372

Um surto de Varicela está a afectar crianças em São Vicente. Trata-se de uma doença de pele muito frequente na infância, causada pela infecção inicial com o vírus Varicela-Zoster (VVZ) e que provoca erupções cutâneas características na pele, a partir das quais se formam pequenas bolhas cheia de líquido que ganham crosta.

O Mindelinsite apurou que, durante este fim-de-semana, grande parte dos atendimentos no banco de urgência de crianças do Hospital Baptista de Sousa foi por causa da varicela. Devido a este surto, na tarde de Domingo alguns remédios, caso do Caladryl, já se tinham esgotado na farmácia de serviço, na Avenida de Holanda, em Monte Sossego.

Além das erupções cutâneas, a Varicela também provoca febre, mal-estar, comichão e lesões na pele, cansaço, dor de cabeça e perda de apetite. As borbulhas na pele podem secar e forma crostas no período de quatro ou cinco dias. Entretanto a Varicela é altamente contagiosa porque se transmite de indivíduo para indivíduo, através de contacto directo com o vírus, isto é, quando alguém toca nas borbulhas ou de secreções respiratórias (tosse ou espirros).

Por isso, uma criança com Varicela pode transmitir a infecção a outras pessoas enquanto as borbulhas não tiverem secado. Na maioria dos casos, apenas se apanha a varicela uma vez e a criança acaba-se desenvolvendo a imunidade para toda a vida.  Apesar de ser frequente em crianças geralmente é  considerada uma doença benigna e autolimitada ou seja que tem um período limitado. Nestes casos,  recomenda-se intensificar os cuidados de higiene.

(Visited 444 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here