Tailândia prepara-se para tempestade mais devastadora da década

120

A tempestade tropical Pabuk, a mais devastadora desta década, deverá atingir as ilhas de Koh Samui, Koh Phangan, Koh Phi Phi e Phuket na Tailândia, esta sexta-feira. As forças armadas estão a alertar a população e as escolas nas zonas costeiras deverão fechar. A Bangkok Airways anunciou o cancelamento dos voos de e para Koh Samui “por razões de segurança”.

Segundo a imprensa internacional, milhares de pessoas estão a abandonar estas ilhas antes de o país ser atingido por esta tempestade, o que deverá acontecer por volta das 13 horas em Cabo Verde. Mas já chove forte em algumas regiões.

Koh Samui, Koh Phangan, Koh Tao, Koh Phi Phi e Phuket, importantes pontos de atração turística, deverão ser as mais afectadas pela tempestade. As escolas nas zonas costeiras deverão fechar, enquanto as forças armadas tailandesas estão em alerta para a chegada da Pabuk. A Bangkok Airways anunciou o cancelamento de todos os voos de e para Koh Samui “por razões de segurança”.

Em declarações à CNN, o diretor-geral do Departamento de Meteorologia da Tailândia, Phuwieng Prakhammintara, disse que a tempestade pode causar ondas de até sete metros de altura.

Chuvas e deslizamentos de terra

Se a actual rota se mantiver, depois de atravessar o arquipélago de Chumphon a tempestade deverá voltar a descer, desta vez sobre a província de Surat Thani no início de sábado.

A Pabuk deverá depois deslocar-se sobre a Península da Malásia em direção ao mar de Andamão com relativa rapidez, mas não sem antes descarregar uma grande quantidade de chuva na região. Há ainda a possibilidade de deslizamentos de terra a partir da cordilheira de Phuket.

É muito raro a Tailândia ser atingida por tempestades tropicais ou tufões. A última tempestade que atingiu o país foi em 1962, a Harriet, que causou 900 mortos. O único tufão a atingir a Tailândia foi o tufão Gay, em 1989.

C/Expresso.pt

(Visited 385 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here