Tartaruga de cimento construída por Ró d’Interart pronta na Lajinha para inauguração

862

A tartaruga gigante construída pelo artista Ró d’Interart já está na praia da Lajinha à espera do acto inaugural. Pela estimativa do autor, essa cerimónia pode acontecer a qualquer momento, até mesmo amanhã.

Tudo vai depender da entrega de uma placa com o nome das pessoas que participaram na construção e das empresas que financiaram essa obra que homenageia a espécie careta-careta, encontrada nessa estância.

Aliás, a peça foi colocada numa zona onde esse tipo de tartaruga costuma nidificar, isto é, na parte Sul da praia. Construída em ferro e betão, a escultura retrata uma tartaruga fêmea e foi pintada de forma realista.

Inicialmente, Ró pretendia enquadrar a inauguração no programa da segunda edição do Ocean Week, promovido pelo ministério da Economia Marítima, mas confessou ao Mindelinsite que já desistiu da ideia. “Mostrei essa intenção, mas até hoje a organização não disse nada. Não gosto quando as coisas acontecem dessa forma, por isso decidi avançar”, explica o artista plástico. Para ele, o importante é a mensagem presente nessa peça de arte, que tem 3,20 metros de comprimento, 2,90 metros de largura, 1,20 metros de altura e pesa cerca de uma tonelada. Apesar da sua volumetria, a escultura é oca.

“A tartaruga é um animal amistoso, que transmite paz. Costumo deparar com uma nadando nesta praia, posso até dizer que já somos conhecidos. Esta obra é uma homenagem a essa espécie e fizemos questão de escrever uma mensagem em português e inglês para as pessoas entenderem o objectivo deste trabalho”, informa Ró, que se mostra satisfeito com o resultado. Além da mensagem que incorpora, a escultura irá embelezar a praia, servir de banco e para as brincadeiras das crianças.

KzB

(Visited 1.445 times, 1 visits today)

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here