Topad, o exímio velejador solitário, falece na Suíça

3984

O velejador solitário António “Topad” da Cruz faleceu hoje na Suíça vítima de um acidente cardiovascular que afectou gravemente o lado direito do cérebro. O atleta cabo-verdiano foi submetido a duas cirurgias de emergência ontem, mas não resistiu aos danos provocados vindo a falecer hoje num hospital suiço.

A noticia chegou a Cabo Verde através de um telefonema da esposa de Topad, que contactou Albertino Francês, um amigo próximo do velejador mindelense, a colocar-lhe a par do sucedido. “Ontem à tarde recebi uma chamada da sua esposa a informar-me que ele sofre um AVC e que estava nesse momento no bloco operatório, pelo que estava a aguardar o desenrolar da situação. Mais tarde ela disse-me que a intervenção foi um sucesso, mas que os médicos estavam a aguardar o evoluir do seu estado clínico. Hoje voltei a receber uma outra chamada da Suíça e a esposa de Topad disse-me que foi alertada pelos médicos para o pior por causa da gravidade dos danos no cérebro”,conta Tino Francês, que soube há momentos que Topad faleceu.

Em princípio, esse experiente atleta deveria ser submetido a uma operação ao coração, mas os médicos desistiram da ideia, já que o seu cérebro deixou de funcionar. Mesmo assim, o corpo continuava esta manhã ligado a máquinas. Segundo Tino Francês, o amigo Topad deve ser enterrado em S. Vicente, sua ilha natal, ele que assumia sem complexos ser um ex-mnine da rua da Praia d’Bote, onde cimentou a sua relação com marinheiros e com o mar.

Topad estava envolvido nalgumas competições nos últimos dias, tendo inclusivamente vencido uma prova na Suíça, e, na perspectiva de Tino Francês, terá sucumbido a essa pressão física e mental. Como diz era bastante solicitado pela imprensa e sentia-se esgotado. Além disso realça que a mãe de Topad era hipertensa, pelo que não se sabe se terá herdado esse problema.

Topad era considerado um exímio velejador solitário, o cabo-verdiano com mais experiência e títulos conquistados nesse mundo desportivo. Foi nessa categoria que conquistou no dia 2 de Setembro o seu último triunfo ao vencer a prova SYZ Translemanique, considerada a rainha das regatas. A competição envolveu 110 velejadores, provenientes de vários países.

Na sua conta pessoal no Facebook, Topad agradeceu as muitas mensagens de encorajamento enviadas pelos cabo-verdianos com um texto breve, ilustrado por uma foto com o seu veleiro “Vire Vent IV”. “Obrigado pelas vossas mensagens de coragem. A regata foi muito rápida. Fiquei em primeiro lugar na minha categoria e tive o melhor tempo, mas estou com dores por todo o corpo. É a idade. Aquele abraço. God Bless”, escreveu, dando indicações que realmente se sentia cansado. Aliás, pretendia entrar de férias e regressar no mês de Outubro à cidade do Mindelo, onde reside a mãe e estava a construir uma residencial.

Mindelinsite apresenta as suas condolências à família daquele que mostrou ser um amigo e apoiante deste jornal desde o primeiro momento.

KzB

(Visited 8.664 times, 1 visits today)

5 COMENTÁRIOS

  1. Lamenta-se muito a desencarnação deste que foi Grande Atleta Cabverdiano do Mindelo.desejamos-lhe Paz e muita Luz a sua Alma. E que a Famíla se Resigne e Irradiamos juntos ao Astral Superior a sua Alma. Força a Família.

  2. Faleceu o Topad este grande campeão de Regatas Internacionais que vivia na Suiça por ser menino de Praia-Bote e particularmente de S. Vicente foi ignorado pela comunicação social nos seus programas desportivos ( desconhecendo os motivos por que passaram a ser produzidos nos estúdios do Sal e não em S. Vicente, como sempre foram ) não merecendo igual tratamento que é dado aos actuais campões de Cabo Verde, nas diferentes modalidades em que participam. Os são-vicentinos mesmo que sejam destacados campeões como foi o caso do Topad e da jovem Sofia Reis (Taekwondo), esta bem viva graças a Deus, não representam o País. Faz parte da politica de exclusão e marginalização que os Governos incumbentes votaram a Ilha de S. Vicente e as suas gentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here