Três “figuras humanitárias” homenageadas hoje pelos racionalistas cristãos em S. Vicente

36
Antero Santos

Os racionalistas cristãos vão homenagear esta tarde três “figuras humanitárias”, membros influentes que deram um “importante contributo” para o conhecimento e divulgação dessa doutrina em S. Vicente. Duas dessas pessoas já ultrapassaram a casa dos noventa anos de idade e a terceira será relembrada a título póstumo, como informa Antero Santos, presidente da filial racionalista na cidade do Mindelo.

“Decidimos agradecer o empenho que tiveram na divulgação da doutrina porque é importante as pessoas entenderem aquilo que faz uma casa racionalista cristã. Mas também foram escolhidas devido aos seus perfis, porque são pessoas que souberam lutar contra ventos e marés e ultrapassar as adversidades. Encontraram o seu espaço com garra e tenacidade”, explica Antero Santos, que fez questão de sublinhar que os homenageados não são espíritos superiores, porque estes não existem na Terra. Mas podem ser considerados pessoas excepcionais, que promoveram o bem na família e na sociedade.

Os agraciados são Francisca Veríssimo (95 anos), António dos Santos (92) e António José Lopes, este a título póstumo. A cerimónia, que decorre esta tarde, será presidida pelo representante da filial mais antiga do racionalismo em Cabo Verde, situada no Paul, o presidente da filial de S. Nicolau, o responsável da casa da Avenida da Holanda e pelo próprio Antero Santos, enquanto representante da Casa Chefe.

Neste momento, o Racionalismo Cristão dispõe de “casas” nas zonas de Monte Sossego, Alto Miramar, Chã de Alecrim, Ribeirinha, Passarão, Bela Vista e Madeiralzim e, pelas contas de Antero Santos, recebem à volta de 32.000 pessoas por mês nas reuniões públicas. Como diz, S. Vicente é o berço da doutrina em Cabo Verde, a ilha que mobiliza mais seguidores.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here