Um recado aos Sokols

3819

Por Luís Duarte

Oxalá o Sokols 2017 não tenha sido inspirado no Sokol dos anos 30, associação que não tinha cariz político. Era educativo, desportivo, recreativo e paramilitar e foi orgulho da cidade do Mindelo e da ilha de São Vicente.

A Associação Sokol foi criada pelo senhor Júlio Bento Oliveira, natural da vizinha ilha de Santo Antão, que era funcionário do Telégrafo Inglês e foi presidente da Câmara Municipal de São Vicente por muitos anos. Seria de bom tom honrar o nome do Sokol que está na história da ilha de São Vicente. Homenagem ao Sokol e aos seus fundadores. Se o Sokols com “s”  foi inspirado no Sokol dos anos 30, seria de bom tom que mudasse de nome.

Isto porque, por tudo o que aconteceu de mau nesta ilha, anos atrás, o Sokols nada disse e nada fez para mudar a situação. Dizer que o Sokol promoveu manifestação no tempo do partido único não engana ninguém. É falso. Se fizesse manifestação, seria esmagado pelo PAIGC porque não havia democracia. Graças ao MpD, hoje faz-se manifestações sem se correr o risco de ser preso. Viva a democracia.

Refrescando a ideia e a memória, quem não se recorda do que aconteceu aos alunos do Liceu Ludgero Lima quando pretenderam fazer uma manifestação estudantil pacífica? Foram recebidos por militares e foram espancados e de que maneira.

O Sokols fez alguma coisa? Coisíssima nenhuma. O Sokols, ao dizer que fez manifestações no tempo da ditadura, só queria enganar o povo. Não fez nada para não ser esmagado.

O Sokols está com muita confusão na cabeça. Está à procura de um lugar ao sol. Quando aconteceu o vexame da nossa Câmara ser invadida por barões vindos da Praia, coisa sem pés nem cabeça, simplesmente uma demonstração de poder e força, onde estavam o Sokols? Estava petrificado e mudo. Não se apresentou com toda a sua musculação. Ficou parado, inerte e paralisado.

Ao finca-pé do PAICV à Regionalização, o Sokols não teve coragem de demonstrar o seu repúdio. Só atira pedras quando as águas são mansas. Só empurra o carro quando o motor está a funcionar. Quando ao tudo na Praia, é doença que vem de longe e os senhores nada disseram. Ou não existiam ou estavam a sofrer de medo. O Sokols não teve coragem de manifestar a sua musculação. Não estava de saúde ou então se encontrava de férias.

Srs Sokols, hoje com a democracia todo o mundo canta sem medo de lhe ser cortado o pescoço. Para lhes dizer o seguinte: o país está de saúde e há democracia demonstrada através de manifestações.

Manifestações são boas, demonstram a liberdade, mas devem ser feitas com fundamento e sempre que forem necessárias. O que não é bom é incitar a população ao desrespeito e a beligerância. Voltar o povo contra o povo ou as instituições. Pensem bem. Não queremos guerra na nossa terra. Somos e sempre fomos uma terra de paz, de amizade e morabeza.

Não vamos deixar que mentes doentias nos atirem para o abismo. Os problemas que nos afligem serão resolvidos porque todos têm solução na paz e não com batalhas. Não somos povo de guerra. Devemos agir mais com a cabeça do que com o coração. Deve-se viver primando pela razão e bom senso.

Não sejamos zarolhos, só vendo por um olho e nem moeda de uma face só, a das reclamações. O esforço que é feito não é reconhecido. É bom tecer críticas construtivas, que muito ajudaria. É muito fácil apontar o dedo e reclamar. O que joga do lado de fora, joga melhor. Mais difícil é realizar. Não devemos esquecer das nossas fragilidades e heranças recebidas. Tudo a seu tempo será resolvido, com passos seguros e evitando atropelos. É impossível arrumar a casa de uma só vez. Milagres não existem. Doenças antigas saram devagar.

Durante a manifestação verificou-se tamanha euforia. Parecia um barril de pólvora com rastilho. Só faltava colocar o lume. Em nenhuma altura tivemos em nossa terra guerras, salvo uma certa altura em que o povo foi sacudido, que não vale apena aqui recordar. Foi uma ocasião em que os Sokols deviam entrar, com toda a sua inteligência e musculação. Agir a bem das pessoas sofredoras. Só lutam dentro das trincheiras.

Para aqueles que querem guerra, os generais bengalas que arrumem as suas coisas e se alistem como mercenários de governos ditatoriais e que nos esquecem.

O Sokols, com toda a sua inteligência e força milagreira, tome conta do governo e resolva todas as dificuldades de Cabo Verde em seis meses. Se assim fizer, ficar-se-lhe-ia muito reconhecido e lhe seria um monumento em Monte Cara. Que sejamos todos amigos de Cabo Verde porque somos todos cabo-verdianos. Nunca venhamos transforma esta linda terra em uma Tchetchénia.

30 COMENTÁRIOS

  1. … Nesse anos atras , os actuais sokols tinha apenas 14 15 16 17 18 .. no max uns 20 anos, o Sr , provavelmente uns 40 … e o SR onde esteve, o que fez o SR …. escondeu? … Tudo na vida tem um começo meu SR .. começou, quem nao quer aguenta, tera q aguentar!!!!

    • Óh seu Extra Terrestre, pseudo-humano do catano, então os jovens de 14, 15, 16, 17 e 18 que estiveram na vossa manifestação há dias atrás, podem ter vida politica activa e os teu SENHORES, CHEFES, DEUSES, nessa altura da ditadura do paicv eram desprovidos de inteligência Batmaniana? Olha seu besta quadrada, muitos jovens que não são do teu sokols nessa altura combateram o paicv. Lembra-se quem quiser e finge esquecer quem também quiser, o Buna, foi torturado por ter organizado uma manifestação em homenagem ao John Lenon, e era ele puto de uns 16, 17 anos. Muitos jovens nessa idade e nessa época foram presos sem culpa formada pelos bufos da segurança pelo simples facto de estarem reunidos na praça nova a conversarem e festejarem em homenagem ao Bob Marley. É isso que dá ter gentes com memoria selectiva.

  2. Sr Lulu. O sr ta velho e Ultrapassado, esta a fazer um papel de cão de guarda do MPD. o QUE UM VELHO COMO O sr tem para dar a C.Verde? Vejo que ainda tem forças para lamber o MPD. Vai descansar homem, não precisa disso, vc nunca foi nada e nem vai ser. Mas na sua idade ate se desculpa, a memoria pode não estar a funcionar bem.

    • E tu fazes papel de cão de guarda do Mascarenhas (bufo bem conhecido em Mindelo mas ja esqueceram né)? Tu o que deste ou tens a dar CV, SV em particular? Correr atrás do Batman de Copacabana?

    • Então para o sr. o velhos são uns trapos…
      Não servem para nada…
      Mas a SKOLS usou um Sr. de idade que eu respeto muito o ‘Sr. MORGADIM’ publicitar a sua manifestação.

  3. Mais um menino de recado do MPD, haja saco!!! Os 15 mil manifestantes eram todos Sokols?? Nao eram nós gente de Sao VICENTE que ja cansou desse desrespeito tanto do paicv como do MPD, eram gente que vivem e labutam nessa ilha cumpre com os seus deveres face a todo o tipo de boicotes desses politicos de m****, e o sr. Menino fe mandote seja Homem, respeita os seus cabelos brancos e pára de ser mais um nojento de plantao que acha que somos carneiros que nao pensa!!! ATREVIDO!!!!

    • Olha o mucin de mandod da sokols 2017, haja realmente saco. então quem não pensa igual a ti é pq está errado? Tu sim Jose Lopes, deixa de estar de plantão na net em busca de sarna para se coçar. ba tma bonhe na caizin ba.

  4. Resposta a esse Luis Duarte dada por alguém que foi a manifestação do 5 Julho.

    Fui a este última e já fui a todas as outras manifestações do 5 Julho e irei a todas as que serão feitas. Portanto eu estive na manifestação e como tal seria talvez melhor esse Luis o Ulisses o Augusto começarem a tratar-nos como tal. O seu recado deveria ser para nós que estivemos na manifestação.

    Primeira coisa. Quem esse Luis Duarte ? Um dos Doutores de Rua Lisboa, de Café Royal armados em intelectuais. Nunca estudaram nada. Nunca fizeram nada de relevante nem para S.VIcente nem para Cabo Verde. Vivem de estar na Rua de Lisboa a mandar para o ar grandes pensamentos como se fossem filosofos. Mas só para esclarecer esse Luis Duarte não é ninguém não tem legitimidade para falar de movimentos politicos nenhum nada sabe. Então o Senhor Luis é somente um Manhenton. Um manhento do MpD que por agora estar a comer algumas migalhas do partido que está no poder acha-se um iluminado para vir dar recados a alguém.

    Segunda coisa senhor Luizin Duarte. Da origem de Sokol. Luis Duarte, esse filosofo de Cafe Royal diz que Sokol foi criado por Julio Bento Oliveira. Correcção e quem quiser pode procurar documentação sobre. Sokol é um movimento internacional com origem na Republica Checa, Austria, Hungria criado em 1862 por Mirolav Tyrs e outros. Sim tinha e tem ainda hoje por base o atletismo … aplicando a máxima corpo são … mente são. Em Caob Verde foi criado portanto uma filial desse movimento. Ora esse homenzinho Luis Duarte diz que tinha por finalidade essa orgnaização fazer ginástica. Vejamos: Capoeira no Brasil foi criado por ? Escravos. Enquanto os senhores brancos os viam a treinar eles diziam que estavam a dançar. E os senhores brancos ficavam descandos dizendo somente um bando de negros com suas danças. Por detras da dança … estava uma arte marcial ou luta e toda um conjunto de filosofia de libertação e luta politica que mais tarde veio se descobrir. Igual ao Sokols em Cabo Verde. Quando criado era para as pessoas irem fazer ginastica. Mas o movimento começou a tomar tamnha proporção que o estado colonial decidiu “proibir” o Sokols usurpando a organização e de forma indirecta acabar com ela.

    Depois desse Luisin manhento Duarte tecer sobre inverdades sobre a origem de Sokols (o movmento é Sokol e o cojunto de pessoas que aderem as varias filiais são denominadas de Sokols portanto nada há de s com sem “s”) ele começa a insultar as pessoas. É preciso dizer Senhor Filofoso de Cafe Royal Luis Duarte a direcção de Sokols 2017 deve ter se calhar 10 pessoas. E para a manifestação foram mais de 12 mil pessoas. Portanto talvez o seu recado está a falhar o destinatário. Vejamos. Para a manfestação Sokols 2017 não obriga ninguem a ir. Não oferece bens materiais para as pessoas irem. Cada um sai da sua casa num feriaodo e de livre e espotanea vontade vai calcorrear as ruas de morada durante uma manhã inteira. Alguem faz isso sem ter razao nenhuma ? Ou alguém faz isso porque não é um manhento como o senhor e quer de facto o melhor para os seus filhos. Esse melhor que nunca chega.
    Seria interessante observar: Desde de Ulisses o primeiro-ministro passando até por um ministro de cultura passando por presidente de Camara de S.Vicente até chegar num ze-niguem como esse Luis Duarte todos colocados perante uma manifetsaçao de mais de 12 mil pessoas resolverem atacar 2 ou 3 pesssoas. Hoje e amanhã vamos ver Ulisses e Augusto a voltarem a insultarem as pessoas que estiverem na manifestação quando forem inaugurar estrada de Baia.
    Você Luis Filosofo de Cafe Royal vem aqui e escreve que todos os problemas de Cabo Verde tem solução. Não acham isso um bocado ridiculo para um homem da sua idade ?
    E para finalizar esse Luis terminar com esta pérola “O Sokols, com toda a sua inteligência e força milagreira, tome conta do governo e resolva todas as dificuldades de Cabo Verde em seis meses”.
    Coitado pá. Por algém da sua idade é desnecessário dar conselhos … talvez é só lhe desejar boa viagem. Que continua a filosofoar a porta de Cafe Royal e comer as migalhas do MpD seu manhento duma figa.

    • Quem es tu, ó incógnito que vem falar assim com um ancião que já deu provas a esta sociedade mindelense? Diz-nos lá o que ja fizeste para o povo de CV e SV? Vcs só querem protagonismo e mamarem nas tetas do Estado

      • Oh Kelvin… estas de plantão a defender o indefensável? Caramba rapaz! abre os olhos, os ouvidos.. a cabeça! Pelo teu nome pareces-me ser ainda um jovenzito, portanto vê la se aprendes a pensar pela tua própria cabeça!

  5. Meu Deus !!!!!! Veja o que politica faz as pessoas ? Como é possivel ??????? Como é possivel uma pessoa da idade dess tio prestar-se a esse papel ? Para ele já não é de certeza pois qualquer dia ele estará a ir para nha Marquinha. Mas talvez só por causa de cargo de algum filho ou neta … ele tem que vir aqui prestar-se a esse papel ridiculo, Gente no meste reflecti un bocadin sobre nos sociedade. Urgente. Um homem da idade desse senhor que deveria ter alguma sabedoria se um homem como ele prestar a esse papel o que esperar dos Jon Gomes, dos Augustos ? Estamos perdidos se não reflectirmos sobre o caminho que isso está a tomar.

  6. Se é assim que os “amantes de liberdade e mais autonomia para São Vicente” tratam UM SENHOR com todas as letras que é o senhor Lulu, um formador de jovens, um companheiro de “Nhô Djunga” e fundadores do lar com o mesmo nome, é caso para se dizer que este movimento o que quer é amedrontar para calar os outros, tratar os mais velhos da nossa comunidade como trapos,….os que não lêm pela cartilha do Sokols são manhentos, atrevidos, cão de guarda do MpD, enfim….se é assim podem contar connosco porque somos tudo isso, menos covardes!

    • olha “Maria”. que cre respeit, quem ta pedi pa ser respeitod tem que se dar ao respeito. e principalmente tem que respeita aos ourros. Ess homenzinho bem li pa bem insulta pessoas.
      ess tio o que bem faze li foi insulta tud gente que bai pa manifestação. el bem
      a mando de mpd a troco de algumas migalhas insulta mas de 10 mil pessoa que bai manifesta dia 5 de julho.
      e ele sabia que qond el bem faze ess frent qonte que tava ta bem custal.
      e agora … aguenta, agora e tarde e tarde pa bem fala dos mais velhos quando a postura
      dess “mais velho” é vergonhoso.

  7. Aleluia! vamos fundar uma igreja, inundá-la de estátuas em gesso e porcelana, muito bonitas e coloridas, com as imagens dos deuses e santos desse glorioso partido, com o rabo empinado e as mãos juntas em prece agradecer a esses homens por terem criado Deus no oitavo dia e, por nos terem criado a nós também, seus fieis escravos…aleluia irmãos! sois sem dúvidas bons pastores!!! se Cabo Verde fosse uma casa, seria sem duvidas da outra senhora e nos faltaria apenas pendurar uma luz vermelha na porta…o pedantismo a a religiosidade politica, a mistura com uma ausência gritante de sentido de cidadania deste povo dá uma ansia de vomito do caraça!!!

  8. O tio já bocê te ultrapassode bocê ba faze bos caminhada fresca cabeça e vive bocê vida relax por causa de tensão em vez de estode ta lembe MPD bota oh ês ti ta paga bocê ?

  9. Meu caro articulista nem a Democracia tem cheque em branco . O Sr esta questionar o formato do movimento mais não o mérito pelo que cidadãos foram em manifestação pacifica a expor os reclamos q podem não ser os do Sr articulista ,todo bem ,não esta obrigado a juntar-se ,ate’ pq como eu não sempre concordo com eles em tudo .Mais um coisa e’ certa sempre se pode lutar mais ,para melhorar mais .

  10. Eu sou de S.Vicente e da Cabo Verde. Sei que as coisas não estão como gostaríamos, mas não é de agora. De muito tempo e pelos vistos estamos todos sem exceção a trabalhar para melhorar. Tenhamos calma e não misturemos desejos/anseios com politiquice. Se continuarmos neste caminho, pensando que estamos a fazer um favor a São Vicente com estas atitudes de “quase guerra civil” desrespeitando os órgãos de soberania e as instituições, vamos ter problemas. Eu amo S.Vicente, Cabo Verde e todo o meu povo sem exceção. Vamos agir com calma e moderação.. Se não..Será daqui há pouco um “Deus nos acuda”. O pais será ingovernável para quem quer que seja. Se esta atitude tornar moda no País.. Tenhamos muita atenção. haverá sempre oportunistas políticos a espreita. Sabemos que estes para atingirem o Fim…PODER…não importam de usarem o Povo e depois dizerem que fizerem tudo para o POVO. Mentira AUTENTICA!!!!!!!

  11. Sr. Luis Duarte.

    PRIMEIRO (CONHECIMENTO):

    O senhor decidiu dar uma aula de história.
    Naste caso, deveria se instruir melhor.
    Como viu, ficou claro que o Sr. não conhece a história da Sokol dos anos 30, nem tão pouco da Sokols (com “S”) dessa mesma época.
    Escutou algumas coisas em conversa com alguém no passado e precipitadamente decidiu vir dar aulas e acabou por fazer o papel de ridículo.

    SEGUNDO (HONESTIDADE):

    O Sr. sabe (ou não sabe??) que a Sokols 2017, como a própria denominação indica, nasceu em 2017.
    Então, como é que o senhor. resolve exigir que essa organização que nasceu em 2017, interviesse em acontecimentos ocorridos no tempo do partido único, que terminou há quase 30 anos atrás??
    2017 foi há apenas 2 anos e tal, não sabe disso?.
    Ou então, que interviesse aquando da invasão (tentativa de humilhação e desrespeito) à Câmara Municipal de S.Vicente, num tempo em que a Sokols ainda nem existia?
    Essa sua confusão será porquê?????
    Será porque o senhor está louco e tem essas ideias sem pés nem cabeça?
    Será por oportunismo?
    Será por Ignorância?
    Será por malvadeza?
    Ou será por desonestidade?
    Escolha e nos esclareça por favor!!

    TERCEIRO (VIOLÊNCIA):

    O senhor pacificador, do alto da sua respeitável idade, insulta a tudo e todos.
    Sabia que na manifestação, havia jovens, adultos e idosos como o senhor?
    Sabia sim.
    E insulta indiscriminadamente.
    Insultou o SENHOR MORGADIM.
    Então! Não tem o minimo de respeito por pessoas da sua idade ou até com mais idade que o senhor?
    Não tem vergonha?
    Insultou-me a mim que não tenho partido político mas, estava conscientemente na manifestação.
    Insultou a minha sobrinha que o senhor nem conhece.
    Então, o que esperava como reação????
    Esperava que a gente dissesse. Não! Coitado, temos de respeitar a sua idade!
    Não, não!
    O que o senhor revelou com as suas palavras, é que é uma pessoa capaz de tudo (sem verticalidade moral):
    De ser violento, de ser desonesto, e tudo talvez por causa da sua ignorância.
    Se tem outros interesses atrás de algum partido político, isso eu não sei.
    Mas sei que a escória da sociedade caboverdeana vive disso.
    Mas também, a sua intervenção deixa um rastro de dúvidas.
    :
    Será que o senhor afinal é assim, desde a sua juventude e que nunca teve muita apetência para respeitar as pessoas? Mas sim, sempre aproveitar-se para se fazer passar por “JUSTO” e “BONZINHO” para fomentar a confusão e se necessário for, até a desgraça e instabilidae e quem sabe, as tais guerras de que tanto falou, só para conseguir e impor o que deseja????
    Então:
    REFLITA MAIS UM POUCO, SOBRE O QUE SIGNIFICA SER UM SER HONROSO.

  12. Sr Duarte n sei das quantas—você n entende nada, e a sua opinião é claramente enviesada–vai buscar n sei o quê de 1870, para defender o que quer—-a pergunta é? O que v.excia quer? ——–Dizer que somos um povo maravilhoso, e por isso, temos q esperar, pq nada se faz em dois dias?————– você perdeu a noção da realidade atual, do tempo, de espaço e do, nisso nem se fala, do futuro. Tente-se informar, na medida das suas possibilidades, com gente formada que ainda n chegou, pela idade, ao seu estado—vamos todos chegar lá.

  13. De acordo con os comentarios, vejo que o problema é o MPD. Fazendo um raciocinio rápido e lógico, posso concluir que Sokols = paicv que nao quer aceitar o veredicto das urnas. Tenham calma. Brevemente terão oporrtunidade democrática para se redimirem da tamanha derrota.

    • Não ! Estás engando. O problema é o PAICV. Da pa doid ne ? Quem governa ? MpD. Augusto Neves é de qual partido ? MpD. Ora se se criticam politicas hão de ser necessáriamente politicas de quem ? De quem governa obviamente, Ou você quer que se critica politicas de quem governou em 1975 ? Se formos nesse caminho então niguem criticava politica e nem ninguem manifestava. Porque se formos assim acabariamos a criticar os governos de antes de 1975. Mas mesmos esses acabriamos por criticar Os Reis do tempo dos descrobrimentos. E mesmo assim acabriamos por criticar os seus antepssados e neste andar daqui a pouco estamos é a criticar Deus que criou o Universo. Portanto deixamos de brincadera ok ? Quem critica MpD é porque quer criticar a postura do actual governo de … MpD. Agora se você quer continuar a dar pa doid tudo bem.

  14. Argumento dess Luis é o mesmo que o de Augsto. Ele pergunta “mas porque só agora é que estõa a manifestar contra o centralismo?”
    Ora esse argumento é tão válido como alguém perguntar a Amilcar Cabral porque é que ele só decide começar a falar de independencia no final de 1960. Estou mesmo a ver as criticas desse Luis Duarte a Amilcar Cabral. Mas porque é que você só agora quer lutar pela independência se somos colonizados há quase 500 anos ? Exactamente o mesmo argumento infantil do Luis Duarte.
    Em relação a manifestações do tempo de partido único convem a bem da verdade referir que sim activistas de hoje foram estudantes no ano em que se fizeram as manifestações e protestos de estudantes. E que ao contrário do que diz a manifestação foi uma coisa dos estudantes do Liceu. Houve obviamente estudantes mas havia outra pessoas. Foi a primeira manifestação realizada no Cabo Verde independente e tinha como “desculpa” homenagear John Lennon. Esta primeira manifestação saiu e depois de aparecer esporadicamente alguns cartazes de John Lennon a verdadeira motivação da manifestação apareceu com protestos e palavras de ordem claramente politicas e anti-governo de ditadura do PAICV. Essa primeira manifestação passou quase despercebida pois as autoridades foram apanhadas de surpresa. Semanas depois voltou-se a convocar uma nova manifestação e aparecia panfletos a serem lançados do 3 piso do Liceu a anunciar. Com palavras de ordem claramente politicas e anti-governo de partido unico do Pedro Pires.
    Esta segunda foi claramente e ostensivamente reprimida por POP (policia na altura hoje Policia Nacional) e tambem havia exercítos nos portoes do Liceu para nao deixar ninguem concentrar ai. Sim muitos dos activas de hoje estavam na aultura no 11 ano (antigo 7 ano) e portanto participaram de forma bastante engajada nas manifestações. POderiamos tambem afirmar que ja nessa manifestação houve sim muita gente sem ser estudantes e já havia entao o apoio claro de Caldeira Marques que escrevia no Terra Novas e outras pessoas em S.Vicente. Tal como é obvio nenhum MAS NENHUM DOS QUE HOJE SÃO DEMOCRATAS estiveram na manif. E tambem pergunta-se onde estava o Luis Duarte nessa manifestação ? E onde estava o Luis Duarte quando se fez a manifestação a porta do Tribunal para apoior o Padre Fidalgo ? Onde estava Luis Duarte ma luta de independencia ? Onde estava Luis DUarte na tomada de Radio Barlavanto ?
    E claro hoje a troco de migalhas o Luis Duarte aparece e destrata quem foi a manifestação chamando a essas pessoas de “mentes doentias”. Se S.VIcente tem mais de 10 mil pessoas com mentes doentias …

  15. Desculpa dizer-lhe isso mas….
    Você não fez nenhum raciocínio “rápido e lógico”, por uma simples razão:
    É que você não fez raciocínio nenhum, nem esteve preocupado em raciocinar.
    Só esteve preocupado em defender o seu Deus, que é “o seu partido”, o MPD. Porque não é capaz de fazer mais nada. Porque não tem ambição de ser alguém na vida. Não sabe o que significa “ser alguém na vida”.
    Olha!
    Pessoalmente, acho que o pior que já aconteceu neste país, foi a liderânça do José Maria Neves.
    Mas nessa altura o balde estava a encher. O balde estava a encher desde 1980. O balde ainda não se tinha enchido.
    Agora encheu e eu vou às manifestações sim.
    Ou queres que façamos manifestações retroactivas???
    Que hoje, manifestemos contra os insultos que há anos atrás, o JMN proferiu contra S.Vicrente??
    Contra os erros de governação que há anos atrás, JMN cometeu contra S.Vicente??
    Tu que acusas essa gente fanática e sem escrúpulos do PAICV (e é verdade), não vês que sofres da mesma doença.
    Não se consegue descobrir qual de vocês é mais ôco, qual de voces é mais vaziu de alma, qual de voces é mais covarde, qual de voces é mais vendido e comprado a baixo preço, qual de voces é mais sem carácter e mais pobre e podre.
    Como esse país seria maravilhoso se pudéssemos livrar-nos de vocês os dois: Fanáticos do MPD e fanáticos do PAICV.

  16. O teu discurso de enviesar o assunto para briga entre MPD E PAICV não foi suficiente para esconder que és badiu (aquele tipo de santiaguense que não são todos mas sim, badiu).
    E é só por isso que és contra a manifestação.

  17. Interessante ver o sokols a fazer manifestações, e a exigir coisas do MPD.
    Mas a pergunta que eu faço aqui é, onde andava o sokols a 15 anos estiveram perdidos no tempo quando PAICV estava a reinar porque que eu não vi ninguém a manifestar..
    Para mim quem está a frente dos sokols só estão a defender os seus interesses próprios, mais nada..
    Portanto parem de armarem em ativistas quando não estão no poder porra..
    E quanto ao tio que deu a sua opinião respeito ele totalmente, cada um é livre de falar o que quiser.

    • Sou jovem tenho inteligência suficiente para nao ir atrás das manifestações que são sem fundamento algum para querer alguma coisa primeiro tem que pensar se isso é possivel ser feito pelo uma pessoa só ou se é preciso acordos que para ter alguma coisa tem que lutar mas isso das manifestações para mim é politica que ja vi SV em pior estado e nao vi manifestações algum

  18. Um ca ta concorda q o q sr Luis dze q nunca tive manifestação na tempo de partido único pq mi um foi um dos organizadores e participante de algumas manifestações q tive. No foi um pequeno grupo de jovens que teve coragem pa fazel e no ca tive medo.

  19. Ninguém tem justifiicar se houve ou não houve manifestações antes.
    Eu por exemplo, acho que o pior para Caboverde e S.Vicente em particular, aconteceu com os governos do PAICV.
    É impossível eu votar PAICV, mas, é uma ignorância vir perguntar porque é que não manifestaram antes no tempo de PAICV.
    E é uma ignorância propositada por confusentos e dependentes partidários do MPD.
    Há gente igual, igual no PAICV.
    Gente de pouco valor.
    Essa gente que está a critiicar, algum dia fizeram alguma coisa?
    Ou são covardes, ou são comodistas, ao são incompetentes, ou são oportunistas, ou são fanáticos complexados dos partidos políticos (MPD e PAICV):

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here