UniMindelo faz colóquio “Cabo Verde e as Organizações Internacionais”

82

O auditório Onésimo Silveira da Universidade do Mindelo (UniMindelo) recebe esta quinta-feira, 25, uma conferência intitulada “Cabo Verde e as Organizações Internacionais”, organizado pela Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais.

Esta conferência é direcionada a estudantes, professores universitários, investigadores, representantes do Governo e da sociedade civil e vai centrar-se nas relações entre Cabo Verde e as organizações internacionais, designadamente da União Europeia, das Nações Unidas e da CEDEAO.

Os oradores desta conferência são José Ramon Lora, chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia em Cabo Verde, António Pires, especialista em Coordenação no Escritório da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas. E ainda os diplomatas Luís Fonseca e Jorge Custódio.

A introdução vai estar a cargo estudantes de organizações internacionais, do 3º ano do Curso de Ciência Política e Relações Internacionais, que vão apresentar o tema “Status quo”. Segue João Ramon Lora, que fará uma alocução sobre “As actuais relações entre a União Europeia e Cabo Verde: dimensões política, institucional, económica e de cooperação”.

Caberá aos embaixadores  cabo-verdianos Luís Fonseca discorrer sobre a “Diplomacia cabo-verdiana: origens e percurso inicial”, e Jorge Custódio sobre “As actuais relações políticas e económicas entre Cabo Verde e a União Africana/CEDEAO”.

Estas apresentações serão seguidas de debate. Antes do encerramento da conferência, o especialista em coordenação no Escritório da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, António Pires, apresentará o tema “As actuais relações políticas e económicas entre as Nações Unidas e Cabo Verde”, seguido de uma discussão com os presentes.

Constânça de Pina

(Visited 152 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here