Vera Duarte apresenta “A Matriarca – Uma História de Mestiçagens” no Mindelo

77

A escritora cabo-verdiana Vera Duarte lança hoje no Centro Cultural do Mindelo o livro “A Matriarca – Uma História de Mestiçagens”. Trata-se do segundo romance da escritora e ex-presidente da Academia Cabo-Verdiana de Letras (ACL), que já tem no mercado “A Candidata”, colocado no mercado em 2014.

A “Matriarca”, segundo a autora, é um romance polifónico que procura retratar a sociedade cabo-verdiana e a origem do povo cabo-verdiano. “Narra a vivência de homens, sobretudo de mulheres, numa releitura da origem dos povos, da história de África, em especial de Cabo Verde, resgatando a mestiçagem ancestral e contemporânea dos cabo-verdianos, a partir de representações sobre a vida social e das práticas culturais”,revela a autora, para quem essa figura de Matriarca presente na obra retrata a sociedade cabo-verdiana na qual quase todas as mulheres são matriarcas porque cuidam e se preocupam com os filhos.

A obra traz à tona duas estórias de amor que se cruzam, mas cada uma com o seu final. Conta a vida da protagonista, Ester, e de Peter, jovem sueco filho de pai cabo-verdiano, que viaja para Cabo Verde à procura da sua família paterna. Também relata a aventura de Ingrid, uma sueca que teve um filho de um cabo-verdiano e reencontra-se com ele 30 anos depois em Santa Maria. Além da ilha do Sal, as estórias deste livro acontecem em várias partes do país como as cidades da Praia e do Mindelo, mas também na Suécia, Brasil e na França, mais concretamente em Paris.

(Visited 113 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here