Vera Holtz: “Estou me sentindo prima de toda a gente em Cabo Verde”

3009

A actriz e encenadora brasileira Vera Holtz está na cidade do Mindelo para actuar no Mindelact –  Festival Internacional de Teatro com a sua peça “Sonhos para vestir”. Chegou ontem à ilha de S. Vicente, mas já teve a oportunidade de testemunhar o carinho dos cabo-verdianos pelos actores brasileiros e já se sente como se fosse “prima de toda a gente por aqui”.

“Um acaso me trouxe aqui e agradeço esta oportunidade. Eu senti realmente o que é estar em Cabo Verde já na sala de espera do aeroporto, onde comecei a conversar e as pessoas já me reconheciam. Fiquei surpresa porque não sabia que as pessoas gostavam tanto assim de telenovela. Comecei a perguntar sobre Cabo Verde no avião e cheguei aqui já sabendo muito coisa sobre a ilha de São Vicente”, conta a actriz. “Agradeço o carinho de vocês, eu me senti uma prima de todo mundo aqui. Uma família muito grande.”

Essa experiente artista confessa que conhecia muito pouca coisa do Mindelact e que tinha também algumas informações sobre Cabo Verde por causa da cantora Cesária Évora. Como conta, teve ontem a oportunidade de assistir a duas peças teatrais e constactou que são espectáculos que estimulam o público com uma vivência criativa. “Mais do que uma atitude de espectadora, você tem uma atitude de criadora”, considera.

A peça “Sonhos para vestir” vai ser apresentada amanhã no Centro Cultural do Mindelo, interpretada pela actriz Sara Antunes, e faz uma homenagem à figura do pai. “Sara é uma artista muito contemporânea, mais performática. Ela escreve o espectáculo e actua, então é uma actriz muito mais criativa. Não está reproduzindo uma peça que alguém escreveu para ela”, diz a artista brasileira. Segundo Vera Holtz, durante a montagem de “Sonhos para vestir” descobriu que Sara Antunes queria homenagear o pai dela. Ela que é filha de pai padre e mãe freira. “Portanto, uma família bastante envolvida com a espiritualidade e o espectáculo acabou sendo uma homenagem aos homens que têm paternidade, que sabem cuidar dos filhos”, explica a encenadora.

A inspiração para a peça vem do trabalho de uma artista plástica brasileira, que tinha uma obra chamada “memórias para vestir”, que eram cartas afectivas transformadas em vestidos e que se tornavam obras de arte. “Pegamos nesta obra e criamos o ‘Sonhos para vestir’. Retrata aquilo que não está no passado, mas que a gente quer projectar e transformar em vida. Não é um espectáculo em si, é mais um encontro, uma obra interactiva que se completa com o público”, explica a actriz Sara Antunes.

Conciliar televisão e teatro

Em paralelo com o teatro, Vera Holtz é actriz de televisão e cinema e conta como faz para conciliar estas duas facetas da arte em uma mesma pessoa. “Eu acredito que nós temos diversas identidades. Tenha uma de mãe, de irmã, de filho, etc. Da mesma forma tenho uma identidade de actriz de televisão, que é uma indústria, não depende de mim, porque uma novela é feita pelo director. E o teatro é um trabalho artesanal. O importante não é ter uma actividade artística, é você sentir alguma coisa aqui dentro. Então, o teatro é um lugar que abaixa a sua resistência. São identidades distintas”, esclarece.

O Mindelact está a afirmar-se cada vez mais como um evento internacional que junta em Mindelo actores e artistas de vários países. Depois de Lázaro Ramos é agora a vez desta actriz que também é muito conhecida internacionalmente por causa das suas interpretações em novelas brasileiras. Desse modo, ela não está a passar despercebida na cidade do Mindelo.

O seu espectáculo “Sonhos para vestir” esgotou a bilheteria já no início do Mindelact. Era para ser apresentado hoje, mas teve de ser adiado para amanhã às 21h30 devido a um problema num voo doméstico no Brasil, que fez com que as malas com o figurino ficassem para trás. Assim, a peça de teatro Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu que estava agendada para amanhã será apresentada hoje, dia 8, às 21h:30 no Centro Cultural do Mindelo.

Natalina Andrade (Estagiária)

(Visited 6.281 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here