Veterano Bana com olhos na taça de Cabo Verde de bodybuilding e fitness

375

O fisiculturista Jorge “Bana” Duarte está a trabalhar, mas sem muito “stress”, para conquistar o primeiro lugar da Taça de Cabo Verde de Bodybuilding e Fitness, competição internacional organizada pela Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo no dia 15 de Dezembro, na cidade da Praia. Apesar dos seus 52 anos de idade, o atleta sente-se fisicamente preparado para defrontar qualquer adversário na sua categoria, mas com a humildade que o caracteriza. “Eu não pretendia competir. Fui incentivado por amigos”, informa esse desportista, que conseguiu a passagem aérea com a ajuda do amigo Fogo, treinador residente em Portugal. Este, segundo Bana, entendeu que o atleta não poderia deixar escapar essa oportunidade e o ajudou nas despesas.

Bana tem estado a fazer treinos diários, sem se deixar afectar pela pressão. “A preparação está indo na descontra”, assegura esse campeão de S. Vicente de peso médio, que parece estar melhor preparado do que a quando da sua participação no concurso Miss e Mister S. Vicente, no passado mês de Abril. Hoje, diz esse medalhista, os músculos estão mais definidos. Mesmo assim quer aumentar a massa muscular.  

Por estes dias, Bana tem estado focado na prova. Sabe que, numa competição dessa envergadura, “querer” nem sempre é “poder”. “Querer é um caminho, uma motivação, mas o pessoal da Praia é competitivo, não gosta de perder. Vou ter que dar para além do meu melhor”, afirma esse veterano do culturismo cabo-verdiano, que irá competir na categoria Master. Ele que irá representar S. Vicente com o colega Iguer Castro, campeão absoluto de S. Vicente, que está inscrito na categoria Men’s Classic Physique.

O culturismo é a paixão de Bana, pessoa bastante conhecida e amada na cidade do Mindelo. O seu sonho, conta, era seguir uma carreira profissional além-fronteira. Infelizmente, diz, não teve sorte, mas nem por isso abandonou o ginásio, o seu local sagrado.

KzB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here