Faróis de Djeu e São Pedro vão ser restaurados

252

Os faróis do Ilhéu dos Pássaros (Djeu) e de Dona Amélia, este último situado na localidade de São Pedro em São Vicente, vão ser restaurados através de um projecto orçado em cinco milhões de euros, financiado pela Cooperação Espanhola. Esta novidade foi anunciada por Anselmo Fonseca, administrador do Agência Marítima e Portuária (AMP) durante a mesa-redonda sobre o turismo urbano, náutico e cultural realizada em S. Vicente, no passado fim-de-semana. Anselmo Fonseca, que respondia às críticas do Bispo Dom Ildo Fortes sobre o estado degradante do farol de São Pedro, aproveitou para revelar que os faróis de São Vicente estão num grupo de 26 existentes no país que serão abrangidos num programa de restauro.

“Dona Amélia, ilhéu dos Pássaros, Fontes Pereira de Melo, Dona Maria Pia são cinco faróis históricos com mais 21 estão contemplados com um grande projecto que se chama modernização do Balizamento Marítimo de Cabo Verde, financiado em cinco milhões pela Cooperação entre Cabo Verde e Espanha”, avançou o administrador da AMP. Segundo esta fonte, as obras deverão arrancar dentro de cinco meses.

O projecto contempla a reabilitação total das estruturas históricas dos faróis e suas acessibilidades, a instalação de meios de segurança, reparação e vedação das vias de acesso e ainda a montagem de tecnologia moderna e sistemas ligadas à farolagem.

(Visited 256 times, 35 visits today)