UCID: “A economia não está organizada para absorver pessoal qualificado”

31

O líder da UCID, António Monteiro, mostrou-se preocupado com os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que revelam que o desemprego aumentou em 2016 para mais de nove mil pessoas. Para António Monteiro, a economia não está organizada para absorver mão-de-obra qualificada porque a taxa de desemprego é mais acentuada na população jovem, com nível secundário e pós-secundário. Lembra ainda que a  mesma situação acontece com  as  mulheres, apesar da sociedade civil “ brigar” para que o Governo adopte políticas para a promoção do emprego para a classe feminina.

Desta forma,  o líder da UCID considera que as promessas feitas pelo MpD não estão a surtir nenhum efeito e agora esse mesmo Governo tenta desculpabilizar-se perante os dados que apresentam uma verdade “nua e crua” .  “E nós gostaríamos que o Governo tivesse em conta esses números avançados pelo INE para adoptar medidas de políticas conducentes à criação de mais emprego em Cabo Verde”, acrescenta.

Este político discorda da tentativa do Executivo de justificar o desemprego com o aumento da taxa de actividade. António Monteiro afirma que 2016 foi um ano atípico tendo em conta os poucos meses de governação, mas entende que o Palácio da Várzea não pode vir dizer que já cumpriu um terço daquilo que prometeu. Deste modo pede uma maior responsabilidade do Executivo porque, diz, a população cabo-verdiana “está atenta”.

(Visited 33 times, 9 visits today)