Zé Pereira apresenta “Nôs bilida d’odju”: Uma declaração de amor a CV através da fotografia

225

É o primeiro livro de fotografia de Zé Pereira e tem o sentido de uma declaração de amor, não a uma mulher, mas a todo o arquipélago de Cabo Verde. “CV – nôs bilida d’odju”, em tradução linear “Cabo Verde, a menina dos nossos olhos”, reproduz o olhar desse experiente profissional, que decidiu mostrar em 180 páginas as suas melhores imagens de paisagens, aspectos culturais e expressões captadas nas 10 ilhas, durante cinco anos.

Um trabalho extenuoso, que obrigou o fotógrafo a percorrer o país de Santo Antão à Brava, algumas vezes em difíceis viagens de barco. “Todo esse esforço e empenho é resultante do grande afecto que tenho pela minha terra. Tenho tanto prazer em lançar este livro que me faltam palavras para descrever esta emoção. Muitos amigos incentivaram-me a concretizar esse projecto e hoje é com grande orgulho que o vejo praticamente concluído”, comenta Zé Pereira, que já tem em mãos um exemplar do livro. O resultado, diz, foi surpreendente porque a tipografia conseguiu reproduzir na impressão a qualidade das fotografias.

“Nôs bilida d’odju” é um caleidoscópio das cores das ilhas, mas o autor decidiu destacar S. Nicolau neste seu primeiro lançamento. A ilha de Chiquinho, diz, é uma das extensões do território nacional que precisa de um carinho especial, daí ter solicitado o apoio do investigador cultural José Cabral para redigir um texto dedicado à terra do Monte Gordo. “Descobrindo S. Nicolau” foi o título escolhido do único artigo publicado nesse livro de capa dura e format A4 horizontal.

A apresentação da obra está agendada para Outubro na cidade da Praia, para depois seguir S. Vicente e S. Nicolau. Neste momento a tipografia está a ultimar o acabamento dos 300 exemplares patrocinados pela seguradora Garantia. Um número que parece ser insuficiente, já que, segundo o autor, várias pessoas e empresas já fizeram suas encomendas. E, já prevendo a venda imediata das três centenas de livros, pretende fazer uma segunda edição do trabalho para breve.

KzB

(Visited 494 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here